16/04/2024
Cientistas de uma Universidade na Califórnia, nos Estados Unidos da América, revelaram uma nova estratégia para a vacina baseada em RNA que é eficaz contra qualquer estirpe de um vírus e segura mesmo para bebés e para quem tem o sistema imunitário enfraquecido.
"O que quero destacar em relação a esta estratégia de vacina é que ela é ampla (...) aplicável a qualquer número de vírus, (...) eficaz contra qualquer variante de um vírus e segura para um amplo espetro de pessoas. Esta pode ser a vacina universal que procurávamos", disse Rong Hai, virologista da UCR e autor do artigo, citado no comunicado.
Saiba mais aqui
A nova estratégia foi testada em ratos. A vacina incide sobre parte do genoma viral que é comum a todas as estirpes de um vírus, para eliminar a necessidade de criar fármacos diferentes.