10/04/2026
*CIAP-SAMAYONGA presente em momentos marcantes da academia*
Uma equipa de membros do *CIAP-SAMAYONGA* participou hoje nas comemorações dos 14 anos de existência do Instituto Superior Politécnico Katangonji (ISPK). A delegação foi encabeçada pelo *Prof. Doutor Jorge Rufino,* Coordenador-Geral do Centro de Investigação Académica Pós-Graduado Samanyonga, acompanhado pelo Secretário-Geral, *Eng. Mateus Hamuyela.*
Na ocasião, o *CIAP-SAMANYONGA * parceiro do *ISPK* , foi distinguido com um certificado de mérito, em reconhecimento ao valioso contributo que tem vindo a prestar no seio académico, tanto a nível nacional como internacional.
Ainda hoje, a equipa desenvolveu actividades no *Centro de Teledetecção e Gestão de Recursos Naturais,* (CTGRN) afecto à Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, concretamente no Departamento de Minas. Este centro, também parceiro do CIAP-SAMAYONGA, celebrou igualmente os seus 14 anos de existência.
Um dia de celebração, trabalho e reforço de parcerias em prol do desenvolvimento académico.
30/03/2026
O Centro de Investigação Académica Pós-Graduado Samanyonga, titular da Mwana Pwo Editora e da Revista, representado neste acto pelo seu Director-Geral, Prof. Doutor Jorge Rufino, e o Instituto Superior Politécnico Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (ISPCAN), representado pela sua Presidente, Prof.ª Doutora Francisca Manuela Martins Wille, celebram um Memorando de Entendimento e Cooperação, com base nos princípios de reciprocidade, complementaridade institucional, solidariedade académica e interesse mútuo.
30/03/2026
O Doutor Ottoniel Mauro de Almeida Manuel realizou uma visita ao Centro de Investigação Académica Pós-Graduado Samanyonga, instituição detentora da Revista Samanyonga e da Mwana Pwo Editora.
Durante a sua estadia, foi recebido pelo Prof. Doutor Jorge Rufino, Coordenador-Geral do Centro e Editor-Chefe das referidas plataformas. Na ocasião, o Doutor Ottoniel inteirou-se das actividades desenvolvidas pelo Centro, tendo igualmente mantido contacto directo com os técnicos afectos à instituição.
28/03/2026
O centro de investigação científica Samanyonga em parceria com o Instituto Superior Politécnico Don Cardeal Alexandre do Nascimento , participaram nos dias 26 , 27 & 28 do corrente mês na inauguração da cerimónia da abertura da 1º edição da Feira internacional das universidades, desenvolvimento do capital humano, investigação científica, tecnologia e inovação nos serviços de saúde.(FIIDETEC).
# O evento visa mostrar , a grande transformação que Angola está fazer no domínio da assistência e cuidados a prestar aos angolanos, com avanços significativos no acesso e investimentos na construção e modernização de novas instalações de saúde mais tecnológicos e especializados; aposta no desenvolvimento do capital humano. Como a chave do sucesso dos desafios que o país tem pela frente, dinamizando o desenvolvimento académico , científico e tecnológico, com vista a garantir um ambiente inovador de aprendizagem, alinhados com as necessidades do mercado.
02/02/2026
_*7.ª EDIÇÃO DA REVISTA SAMANYONGA LANÇADA*_
No dia 29 de Janeiro de 2026, foi lançada a 7.ª Edição da Revista Samanyonga, reunindo artigos científicos nas áreas de engenharia, educação, ambiente, saúde, desporto, entre outras.
O evento contou com a presença de académicos, investigadores, associações e profissionais de diversas áreas, reforçando o papel da ciência e da investigação no desenvolvimento de Angola.
A Revista Samanyonga continua firme no seu compromisso com a produção, valorização e divulgação do conhecimento científico.
_*CIAP-SAMANYONGA= Formar, Investigar, Empreender e Inovar*_
29/12/2025
*NÃO PERCA* *O LANÇAMENTO* *DA 7ª EDIÇÃO DA REVISTA* *SAMANYONGA*!
Ciência, inovação e conhecimento de alto nível reunidos numa edição imperdível.
*Artigos actuais* | *Rigor científico* | **Impacto* *académico* *e *social*
**Revista Samanyonga — Onde o conhecimento ganha voz.
CIAP-SAMANYONGA-Formar,Investigar, Empreender e Invovar
*Contactos*: [email protected]
*WhatsApp*: +244 947 310 042
29/12/2025
Parceria para o Futuro: Universidade Lueji A’Nkonde e Samanyonga Juntos pelo Conhecimento
No dia 16 de Dezembro o Instituto Superior Politécnico de Saurimo e o Centro de Investigação Académica Pós-graduado Samanyonga selaram uma parceria estratégica.
As duas instituições assinaram um memorando de entendimento com foco nos quatro pilares da academia: ensino, pesquisa, extensão e gestão. O objetivo é fortalecer a colaboração, impulsionar a inovação e criar novas oportunidades para a comunidade acadêmica.
Esta união reforça o compromisso de ambas as instituições com a excelência e o avanço científico.
https://ciap-samayonga.co.ao/noticia/
23/12/2025
Ciap- Samanyonga deseja a todos Colaboradores & amigos feliz natal 🎄 e um ano novo 🪅 próspero 🙌
16/12/2025
Decorre o segundo e último dia do fórum nacional de gestão sustentável do habitat em Angola Saurimo 2025 …
Istituto superior politécnico da universidade Lueji A ‘Nkonde ( Lunda Sul ). # ciência. Educação, tecnologia, investigação científica Ciap Samanyonga
16/12/2025
Fórum nacional de gestão sustentável do habitat em Angola 🇦🇴
15/12/2025
Demos por encerrado o nosso primeiro dia do fórum Saurimo 2025 dias 15 & 16 Dez , amanhã último dia não perca .