04/06/2026
Publicação de artigo científico…
O Jornal de Políticas Educacionais (https://revistas.ufpr.br/jpe/. , acaba de publicar o Dossiê “Influência Supranacional na Educação: Implicações e Tendências” com artigos de 11 investigadores da Rede Internacional de investigação em Políticas e Gestão da Educação “Pontes Lusófonas “.
Nele consta o artigo intitulado “INFLUÊNCIA SUPRANACIONAL NA EDUCAÇÃO EM ANGOLA: IMPLICAÇÕES NA PRIMEIRA REGULAMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES”, da autoria dos pesquisadores angolanos Chocolate Adão Brás (IMETRO) e António António (ISCED-Bié.
O texto completo pode ser lido pelo DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v20i1.103163
22/05/2026
Leia quinzenalmente a opinião de Chocolate Brás na rubrica "Notas Sobre Políticas Educacionais".
Artigo completo disponível no link ➡️ https://recurso.info/formacao-academica-vs-empreendedorismo-que-futuro-para-os-jovens-angolanos/
09/05/2026
Diálogos na pós-graduação…
Registro, com grande satisfação, que ao longo desta semana ministrei o módulo de Política e Administração da Educação no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Administração Educacional do ISCED-Huambo, realizado na modalidade híbrida, com sessões presenciais e on-line.
A turma, composta por mais de 30 estudantes, entre professores e gestores escolares, reflectiu e debateu temas centrais, entre os quais: (i) o Estado e o sistema de governo em Angola; (ii) a educação como compromisso sociopolítico e constitucional; (iii) a história política da educação em Angola; (iv) a formação e valorização docente em Angola; e (v) a regulação supranacional e a transferência de políticas educacionais.
Aproveito a ocasião para expressar o meu agradecimento à direção do ISCED-Huambo pela oportunidade de contribuir para a formação contínua de profissionais da educação. Assumo esta missão como um compromisso patriótico, político e profissional, enquanto professor e investigador.
Professor Chocolate Brás
08/05/2026
Banca de Mestrado em Educação…
Registo, com grande satisfação, a minha participação, hoje, 8 de maio, na banca de defesa de mestrado em Educação do ISCED-Huambo, na qualidade de arguente principal da pesquisadora Esperança Jamba Catito.
A mestranda apresentou a pesquisa intitulada “Avaliação do Desempenho Docente como Garantia da Qualidade do Ensino numa Instituição de Ensino Superior na Província do Huambo”, sob orientação do Professor Doutor Eugénio Silva, Secretário de Estado para o Ensino Superior em Angola. O trabalho foi apreciado e aprovado pela banca examinadora.
Trata-se de uma pesquisa relevante e actual, sobretudo num contexto em que Angola implementa o Sistema Nacional de Garantia da Qualidade do Ensino Superior.
Professor Chocolate Brás
08/05/2026
I Congresso Internacional de Administração Educacional
Lema central: Administração Educacional em Tempo de Transformação das Democracias.
Mais informações: https://fpae2026.utad.pt/
07/05/2026
🎖️ Comunicado de Felicitação: Excelência e Reconhecimento
É com imenso orgulho e satisfação que a Direção do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO) vem a público congratular o seu Vice-Presidente para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação Prof. Doutor Chocolate Brás, pela distinção recebida na prestigiada Gala Nacional da Juventude, realizada no passado dia 29 de abril.
O reconhecimento, outorgado pelo Ministério da Juventude e Desportos, é o reflexo de uma trajetória pautada pelo rigor académico e pelo compromisso inabalável com a investigação científica e a capacitação das novas gerações angolanas. Esta distinção reafirma o papel do Professor Chocolate Brás como uma figura de proa no cenário educacional do país.
"Parabéns, Prof. Doutor Chocolate Brás! Que este reconhecimento seja mais um combustível para continuar a iluminar caminhos através do conhecimento."
Acompanhe o IMETRO em todas plataformas digitais:
📍 Campus Morro Bento: Avenida 21 de Janeiro, Travessa do Talatona.
📞 Contactos: 922 385 196 / 917 400 299
06/05/2026
Trabalho editorial
Registo, com satisfação, a minha participação como revisor/parecerista no volume inaugural da Revista Científica Multidisciplinar Nkwa Zayi, cujo tema central é “Educação, Cultura e Desenvolvimento em Angola: Perspectivas e Práticas”.
A Revista Científica Multidisciplinar Nkwa Zayi, vinculada ao Instituto Superior Universitário Nimi ya Lukeni, apresenta neste primeiro volume uma abordagem centrada na articulação entre educação, cultura e desenvolvimento no contexto angolano.
Esta publicação procura impulsionar o conhecimento científico como motor para o progresso das comunidades locais e o cumprimento de metas globais de sustentabilidade (ODS). Na sequência, o conteúdo está estruturado em três eixos principais: a análise crítica de políticas educativas e linguísticas, a exploração de estratégias pedagógicas inovadoras e a valorização do património cultural e territorial. Através de estudos diversificados, a revista convida académicos e decisores a debaterem o fortalecimento do sistema de ensino e a preservação da identidade angolana cujo pano de fundo é fomentar um diálogo colectivo que transforme o ambiente académico em soluções práticas para os desafios sociais e económicos contemporâneos.
Publicado: 2026-04-17
https://lnkd.in/d8_sJGd6
INSPUNYL, Do Reino para o Mundo
05/05/2026
“Ser professor é plantar conhecimento com propósito; ser investigador é cultivar, com paciência, as respostas que moldam o amanhã.”
Hoje recebo, com orgulho, o reconhecimento por 17 anos dedicados ao ensino, do nível básico ao superior.
Chocolat Brás