30/09/2024
O curso de "Técnicas de Expressão Oral e Escrita em Língua Portuguesa" é voltado para indivíduos que desejam aprimorar suas habilidades na língua portuguesa, tanto na forma oral quanto escrita. Isso pode incluir:
Profissionais que precisam de uma comunicação clara e eficiente no seu dia a dia, como professores, jornalistas, advogados, ou outros que dependem da habilidade de se expressar bem;
Estudantes que desejam melhorar suas competências em português, principalmente em relação à gramática e ao discurso;
Pessoas com interesse em desenvolvimento pessoal, que buscam superar dificuldades linguísticas, como o uso de vocabulário pobre ou armadilhas linguísticas;
Oradores públicos ou acadêmicos que queiram aprimorar sua fluência e capacidade de comunicação oral em apresentações ou discursos.
O curso oferece tópicos focados em gramática, categorias gramaticais e estratégias para lidar com dificuldades na oralidade e escrita, sugerindo que o público-alvo seja formado por pessoas que desejam melhorar suas capacidades linguísticas de maneira geral.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeV9QNG-mQuL6wFKIBbOcbhgXGY83fAxSYbEUI7ZWbgn_rd5w/viewform?usp=send_form&usp=embed_facebook
26/03/2020
O vocábulo doutor/dr. não tem o mesmo significado nas várias línguas. Assim, em Francês, além de significar aquele/a que fez um doutoramento, é, também, sinónimo de médico. Mas em Portugal e Brasil, não. Nestes países, doutor significa que se doutorou, isto é, que tem o grau de doutor. Os apenas licenciados, como os licenciados em Medicina, em Farmácia, Filosofia, etc., são também doutores. A diferença está no seguinte; para os doutorados, doutor é um grau académico; para os licenciados doutor é um título. Julgo que na Itália se dá coisa semelhante.
Na linguagem escrita, há quem distinga o doutorado, escrevendo doutor (com todas as letras); e para o licenciado, dr. (em abreviatura).
Quando o doutorado é professor universitário, costuma-se, às vezes, distingui-lo com o tratamento de professor doutor . Tem que ver com questões culturais. Ao contrário dos países anglo-saxónicos, bem mais pragmáticos (ou democráticos?), o grau académico em Portugal, por exemplo, é quase um título distintivo.
26/10/2018
Brevemente, começaremos com as nossas aulas de preparatório para os te**es de admissão nas instituições do Ensino Superior (Públicas e Privadas de Angola).
*
Não perca esta chance, reserve já o seu lugar, visto que as vagas são limitadas, de acordo com as nossas salas.
28/07/2017
Académicos, amigos e simpatizantes das letras, a convite do Departamento de Língua Portuguesa do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED/LUANDA), a dupla Bráulio António e Domingos Tchitokota Sativa será um dos comunicadores das XV Jornadas Científico-Pedagógicas, a decorrem no dia 11 de Agosto do corrente ano de 2017. Para a vossa apreciação, apresentamo-vos o texto resumo. Ei-lo:
O Texto Literário Como Instrumento De Identidade Cultural No Processo De Ensino E Aprendizagem: Um Olhar Em A Confissão Da Leoa, De Mia Couto.
A inserção do texto literário no currículo de ensino de língua regista-se, praticamente, com o surgimento do ensino desta. Merece a atenção da nossa comunicação o problema da utilização do texto literário enquanto instrumento de identidade cultural no processo de ensino e aprendizagem, no caso concreto do romance A Confissão Da Leoa, de Mia Couto.
Pretendemos, durante a nossa abordagem, demonstrar a presença do mítico-ritualístico da sociedade moçambicana, na obra em causa, enquadrando-a no processo do ensino da língua portuguesa, como veículo cultural. A escolha desta temática como foco da nossa comunicação deve-se, principalmente, por duas razões que pensamos possuírem natureza paralela: o seu enquadramento no lema das Jornadas e necessidade de sugestões, com ideias de massificar a exploração do texto literário, para o aperfeiçoamento na qualidade do ensino da Língua Portuguesa, através do texto, num mundo onde a gramática tradicional é encarada como "instrumento por excelência", procedendo o ensino da língua portuguesa por meio de frases, pondo-se de parte o recurso à Linguística Textual.
Para a fundamentação teórica desta comunicação, partimos do princípio de que a dimensão da língua portuguesa e o carácter cultural do texto literário escrito em português e não só permitem ao aluno o contacto com diferentes visões do mundo, favorecendo uma reflexão sobre a sua identidade, sobre a identidade nacional, cultural e literária do seu país a partir do contacto e do diálogo com uma identidade diferente que imana do texto.
Palavras-chaves: A Confissão da Leoa, Identidade Cultural, Literatura e Ensino da Língua Portuguesa
16/08/2016
VOCÊ SABIA QUE A PRIMEIRA OBRA LITERÁRIA ESCRITA POR AFRICANO DE LÍNGUA PORTUGUESA É DO ESCRITOR ANGOLANO JOSÉ DA SILVA MAIA FERREIRA, INTITULADA EXPONTANEIDADE DA MINHA ALMA ÀS SENHORAS AFRICANAS?
'
RESERVAMOS INÚMERAS NOVIDADES PARA SI.
'
JÁ ESTÃO ABERTAS A INSCRIÇÕES PARA O CURSO PREPARATÓRIO MINISTRADO NESTE CICLO. PORTANTO, NÃO PERCA MAIS TEMPO! FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO, ATRAVÉS DO CONTACTOS MENCIONADOS!
===*=OBRIGADO!=*===
20/09/2015
Boa noite, Estimado (a) amigo (a)!
Faltam apenas oito (8) dias para darmos por começo o nosso ciclo preparatório, que servirá de ferramentas para ingressar, em 2016, ao Ensino Superior, independentemente da instituição que eventualmente você queira ingressar!!!!
Faça a sua parte e dê o seu exemplo!
15/09/2015
Boa noite, pessoal! Relembramos que já só faltam 14 dias para se dar o início do nosso ciclo preparatório.
Caro público (interessado), aproveite enquanto há tempo.
Reiterados cumprimentos!
23/08/2015
VOTOS DE BOA NOITE!
Devido a várias inquietações, achamos necessário postar as CADEIRAS E ESPECIALIDADES de que dispomos (mas já foram postas na foto de perfil da página deste preparatório) para que as pessoas que não fazem o uso do Facebook com “foto” possam também tomar conhecimento...
Vejamos então!
:
Matemática
Física
Química
Economia
Biologia
Português
História
Psicologia
Sociologia
Pedagogia
CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS:
Direito;
Economia;
Contabilidade;
Gestão de Recursos Humanos;
Linguística e Literatura Portuguesas;
Comunicação social;
Pedagogia;
Sociologia;
Psicologia;
História;
Antropologia;
e outras.
CIÊNCIAS EXATAS E DA SAÚDE:
Engenharias;
Matemática
Biologia
Ciências da Saúde:
E outras.
ESTAMOS LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DO CAZENGA, ENTRE A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL (DO CAZENGA) E A ESCOLA GRANDE (3043).
CONTACTOS: 913 951 341; 933 822 952.
23/08/2015
Boa noite, pessoal!
É já no dia “28 de Setembro” que inicia o nosso ciclo preparatório para ingresso em universidades públicas e privadas. Todavia, devemos dizer que quanto mais cedo você (interessado) se inscrever, mais fácil será o seu ingresso em qualquer universidade do país e não só; pois é sempre bom participar a partir do começo do acto preparatório.
Para mais informações dos cursos e cadeiras que ministramos, consulte à foto de perfil da nossa página ou ligue para: 913 951 341; 933 822 952.
OBS: MELHOR É TER UM ACOMPANHAMENTO PREPARATÓRIO ORGANIZADO DO QUE ESTUDAR NA SOLIDÃO COM INÚMERAS DÚVIDAS (pense nisso!!!).
Agradecemos pela atenção!
10/08/2015
O que gostarias saber, mas ainda não tiveste oportunidade de perguntar?