Projeto Formar Mais - Formação Contínua de Professores

Projeto Formar Mais - Formação Contínua de Professores

Compartilhar

Projeto de Formação Contínua de Professores em Timor-Leste (3.º CEB e ESG). Neste processo, o INFORDEPE e o Camões, I.P.

O Projeto Formar Mais – Formação Contínua de Professores nasce, em 2016, de um protocolo estabelecido entre o Ministério da Educação de Timor-Leste (Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal (Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.) e tem como finalidade apoiar os agentes educativos timorenses no desenvolv

CPLP na GMN edição 20 de Junho de 2019 23/06/2019

Reportagem sobre leitura, livros e bibliotecas em Timor-Leste

Aqui f**a um ponto de situação sobre este assunto tão importante.

Professores do 3.º CEB e do ESG, como vão as 26 bibliotecas/salas de leitura criadas/reabilitadas no âmbito do Projeto Formar Mais?

Que atividades têm feito para promover os hábitos de leitura dos vossos alunos?

Partilhem as vossas experiências...

CPLP na GMN edição 20 de Junho de 2019 CPLP na GMN edição 20 de Junho de 2019

Photos from Projeto Formar Mais - Formação Contínua de Professores's post 14/06/2019

Histórias de sucesso

Depois do sucesso das histórias produzidas por estudantes da York University (Portuguese and Luso-Brasilian Studies), em Toronto – Canadá, em parceria como Projeto Formar Mais, para alunos do 3.º CEB de Timor-Leste, a iniciativa ganhou asas e voou até outras coordenadas. Desta vez, foram alunos da Guiné-Bissau os destinatários do trabalho realizado pelos estudantes da York University.

Aqui f**am os registos de exemplos de boas práticas que não devem esmorecer. As histórias das turmas de POR2000 estão publicadas no site da York University: http://portuguese.dlll.laps.yorku.ca/creative-corner/students/?fbclid=IwAR3_feVH5_ESauW5c-DI_PCfO2Yuc-fcsNbRiNytJQm6S7EmVgJzWzr0mm4

A todos os envolvidos nas duas iniciativas, os nossos parabéns pelos magníficos resultados alcançados!

Photos from Projeto Formar Mais - Formação Contínua de Professores's post 22/03/2019

Dia Mundial da Árvore e da Poesia | EBC do Farol

E de Díli chegam-nos mais notícias de que o Dia Mundial da Árvore e da Poesia continua a ser celebrado em Língua Portuguesa!

Muitos parabéns às professoras de Português desta escola por mais esta iniciativa, realizada ontem, dia 21 de março de 2019!

Photos from Projeto Formar Mais - Formação Contínua de Professores's post 17/03/2019

Preparativos para o Dia do Pai | EBC do Farol

Da Escola Básica Central do Farol, em Díli, chegam-nos notícias de que os alunos já estão a preparar cartões para o Dia do Pai.

A Biblioteca Escolar, criada no âmbito do Projeto Formar Mais e inaugurada em fevereiro de 2018, continua, pois, a servir de palco a muitas atividades curriculares e extracurriculares que, entre muitos outros aspetos, testemunham a determinação das professoras de Língua Portuguesa do 3.º CEB desta escola em dar continuidade ao que aprenderam no último ano e meio do Projeto, proporcionando aos alunos múltiplas possibilidades de se expressarem em português.

Bem hajam pelo entusiasmo com que continuam a exercer as suas nobres funções!

09/03/2019

Ecos do Projeto Formar Mais

Ainda que o Projeto Formar Mais tenha terminado em dezembro de 2018, são vários os ecos que nos têm chegado do trabalho que continua a ser desenvolvido por professores e alunos das escolas abrangidas pelo Projeto.

Hoje, por exemplo, recebemos esta notícia de professores da Escola Secundária Nino Conis Santana de Gleno, Ermera, que nos dá conta da sustentabilidade do trabalho desenvolvido nesta escola no âmbito da formação de Temas de Literatura e Cultura do ESG.

Que bom é podermos continuar a assistir, aplaudir e apoiar (mesmo que à distância) as excelentes iniciativas que os professores e alunos timorenses continuam a realizar!

Tem experiências que nos queira contar? Envie-nos tudo por mensagem privada. Teremos todo o gosto em divulgar o excelente trabalho que estão a desenvolver!

Continuação de bom trabalho!

Karaoke em Português e Inglês em Baucau 26/12/2018

Karaoke em Português e Inglês em Baucau

No dia 17 de novembro realizou-se um karaoke em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa no município de Baucau.

Recordemos alguns dos melhores momentos desta tarde bem passada, organizada pelos formandos da disciplina de Inglês deste município.

Karaoke em Português e Inglês em Baucau

Dia Nacional dos Professores | EBC 01 de Viqueque 26/12/2018

Ser Professor é...

No final do Projeto Formar Mais recordamos aquilo que nos move enquanto professores e formadores. Aqui f**am os testemunhos dos formandos de Viqueque!

Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido!

Dia Nacional dos Professores | EBC 01 de Viqueque

Photos from Projeto Formar Mais - Formação Contínua de Professores's post 26/12/2018

Alguns ecos do Projeto Formar Mais | Certif**ando em Ainaro

Não se declamou poesia nem se recitou prosa. Não se falou diretamente de literatura nem explicitamente de cultura. Mas falou-se de educação, falou-se de expectativas, de competências, de saberes, falou-se de futuro.

Na cerimónia de entrega de certif**ados da disciplina de Temas de Literatura e Cultura, no dia 22 de novembro, na Escola do Ensino Secundário Geral Fernando Lasama de Araújo, em Ainaro, trocaram-se prendas, entre as quais dois campos polidesportivos com bancadas novas.

Mas a maior prenda foi um desejo: que a formação não morresse nesse dia. Esta foi a herança. Também este foi, em Ainaro, o legado do Projeto Formar Mais.

Photos from Projeto Formar Mais - Formação Contínua de Professores's post 17/12/2018

Reabilitação da Biblioteca do Centro Comunitário de Aileu

A Biblioteca Comunitária de Aileu foi um dos muitos espaços reabilitados pelo Projeto Formar Mais. A intervenção neste espaço passou pela reorganização do acervo existente, bem como pelo arranjo e pintura de estantes e mesas. A sala foi decorada com ilustrações d’ O Principezinho de Saint-Exupéry e enriquecida com várias obras infantojuvenis e com um dicionário de Língua Portuguesa.

A inauguração ocorreu no dia 3 de dezembro e contou com a presença da Sra. Diretora da Educação Municipal, a Dra. Cristina Conceição, da Coordenadora-Adjunta do Projeto, a Dra. Ana Luísa Oliveira, e da Professora Doutora Ana Margarida Ramos que, para além de ter contado várias histórias aos presentes, foi responsável por uma sessão de formação sobre a arte de contar estórias.

O Projeto deseja que esta Biblioteca seja um local de aprendizagem e de construção de sonhos!

Photos from Projeto Formar Mais - Formação Contínua de Professores's post 12/12/2018

Agradecimento à Guarda Nacional Republicana

Outra das parcerias estabelecidas pelo Projeto Formar Mais foi com o Projeto Semear Segurança da Guarda Nacional Republicana.

Este projeto, que se consubstanciou na realização de palestras a alunos de todos os níveis do sistema de ensino timorense, pretendeu essencialmente:
- promover uma aproximação entre as forças policiais e os intervenientes no processo educativo, em particular os alunos;
- promover uma cultura de segurança nas escolas;
- fomentar o civismo e a cidadania, a partir de ações desenvolvidas em contexto escolar;
- sensibilizar os vários agentes educativos, e, em particular os alunos, para temas diversos da atualidade e para a problemática da prevenção e da segurança em meio escolar.

Foram várias as palestras dinamizadas pelos Agentes de Segurança ao longo do período de execução do Projeto, um pouco por todo o território, assim como os ensinamentos e as experiências partilhadas, os compromissos assumidos e as iniciativas desenvolvidas na sequência das palestras ministradas pelos agentes da GNR.

Aqui f**a, pois, o nosso agradecimento público às forças de segurança portuguesas por todo o trabalho desenvolvido em prol de uma Educação de qualidade (mais consciente, mais segura, mais interventiva) em Timor-Leste e, em particular, ao Tenente-Coronel Alves e ao Tenente-Coronel Costa, pela constante disponibilidade para colaborar com o Projeto Formar Mais.

Bem hajam!

11/12/2018

Agradecimento ao BNU

Outra das entidades a quem o Projeto deve o devido agradecimento é o Banco Nacional Ultramarino. Este, reconhecendo a mais-valia de algumas das atividades extracurriculares desenvolvidas pelos formadores e formandos do Projeto Formar Mais, nomeadamente a criação/reabilitação de bibliotecas escolares, tornou-se no principal financiador de algumas das iniciativas levadas a cabo.

Com o apoio financeiro do BNU, que ultrapassou os 5700 USD, assim como com a doação de mobiliário e computadores usados e ainda com a oferta de várias dezenas de exemplares do livro “Grão a Grão” de Inês Almeida, foi possível criar/reabilitar e equipar as bibliotecas da Escola Básica Central Esperança da Pátria e da Escola Básica Central do Farol, em Díli, a biblioteca da Escola Secundária Pública de Liquiçá e a biblioteca da Escola Secundária 1912 de Same, em Manufahi.

Por todo o apoio prestado e, sobretudo, por terem acreditado que seria possível, com estas iniciativas, fazer a diferença no dia a dia de professores e alunos nestas escolas, aqui f**a o nosso reconhecido agradecimento.

Photos from Projeto Formar Mais - Formação Contínua de Professores's post 10/12/2018

Agradecimento à Timor Telecom

Ao longo de dois anos e meio, foram várias as entidades portuguesas e timorenses que se associaram ao Projeto Formar Mais, apoiando e incentivando o trabalho que se encontrava em curso.

Uma dessas entidades foi a Timor Telecom que, não tendo nunca recusado um pedido de apoio do Projeto Formar Mais, contribuiu grandemente para a consecução não só das atividades formativas que foram sendo desenvolvidas nos 12 municípios de Timor-Leste, como também para a realização de inúmeras atividades extracurriculares em várias das escolas abrangidas pelo Projeto.

Para além dos mais de 1000 cadernos oferecidos aos formandos do ESG, registam-se os variadíssimos itens com que pudemos brindar os participantes nas iniciativas extracurriculares levadas a cabo com professores e alunos do 3.º CEB e do ESG em todo o país.

Muito obrigada, TT, por todo o apoio!

Quer que o seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Dili?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço

Dili

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00