13/04/2026
Concluiu-se com Êxito a Eliminatória de Maputo da 25ª Edição do Concurso Mundial de Proficiência em Língua Chinesa para Estudantes Universitários "Ponte Chinesa" em Moçambique
No dia 10 de Abril, hora local, a fase preliminar da 25ª edição do Concurso Mundial de Proficiência em Língua Chinesa para Estudantes Universitários "Ponte Chinesa" (zona de Maputo), que coincidiu com a 11ª eliminatória interna do Instituto Confúcio na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), culminou com sucesso no auditório do rés-do-chão da sede do Instituto.
Esta eliminatória foi composta por duas etapas: uma prova escrita de conhecimentos sobre a língua e cultura chinesas e uma demonstração de talentos pessoais. Esta última incluiu um discurso temático e uma exibição de artes tradicionais chinesas. Paralelamente à sede em Maputo, a Universidade Rovuma (UniRovuma), em Nampula, também levou a cabo competições similares.
A competição atraiu mais de 60 candidatos, caracterizando-se por um elevado nível de competitividade. Após várias rondas de selecção, 9 concorrentes de destaque conseguiram o apuramento para a fase seguinte. Adicionalmente, 11 estudantes foram galardoados com o prémio de mérito (Prémio de Excelência).
Expressamos os nossos sinceros votos de sucesso aos finalistas, encorajando-os a manter o empenho e a lutar por patamares ainda mais elevados na final. Aguardamos com grande expectativa a grande final, prevista para a segunda quinzena de Maio, onde 10 finalistas das zonas de Maputo e Nampula reunir-se-ão para disputar o título de campeão nacional. O vencedor terá o privilégio de representar Moçambique na fase global do concurso "Ponte Chinesa", a realizar-se na China.
11/04/2026
As inscrições para a segunda edição do curso de HSK do primeiro semestre de 2026 vão começar!
08/04/2026
Instituto Confúcio da UEM e 26.ª Equipa Médica Chinesa em Moçambique realizam palestra sobre MTC e consultas gratuitas de saúde
No dia 6 de abril, à tarde, a palestra sobre Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e a atividade de consultas gratuitas e aconselhamento de saúde, organizadas conjuntamente pelo Instituto Confúcio da Universidade Mondlane (UEM) e pela 26.ª Equipa Médica Chinesa em Moçambique (proveniente de Sichuan), tiveram lugar com sucesso no auditório do piso térreo do Instituto Confúcio da UEM. Cerca de uma centena de estudantes e docentes de várias faculdades da UEM participaram no evento.
Na primeira parte, durante a palestra sobre MTC, o Dr. Zhu Hongyu, membro da equipa médica chinesa, apresentou detalhadamente a história do desenvolvimento da acupuntura. Na sessão seguinte de consultas gratuitas, médicos das especialidades de ortopedia, cirurgia geral, acupuntura e ginecologia realizaram consultas integradas, oferecendo atendimento em múltiplas áreas aos participantes e distribuindo alguns medicamentos de base.
Ao longo dos anos, a equipa médica chinesa em Moçambique tem servido a população moçambicana com excelente competência médica, transmitindo a calorosa amizade chinesa e contando bem a história da China através de ações concretas. O Instituto Confúcio da UEM continuará a aprofundar a cooperação e o intercâmbio com a equipa médica chinesa, beneficiando as comunidades locais com ações práticas e injetando novo vigor e força na amizade tradicional entre a China e Moçambique.
08/04/2026
Cerimónia de lançamento do Concurso de Videos Curtos "Coração Unido, Sonhos Comuns: China e Mocambique"
Na tarde de 31 de Março, hora local, o auditório do rés-do-chão do Instituto Confúcio da UEM acolheu a cerimónia de lançamento deste concurso, organizado pela Embaixada da China em Moçambique e realizado pelo Instituto Confúcio da UEM. O evento contou com a presença de individualidades de relevo, nomeadamente a Sua Excelência Embaixadora da China, Zheng Xuan, e o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Professor Manuel Guilherme Júnior.
Perante os convidados, a Embaixadora Zheng e o Reitor Manuel Guilherme Júnior acionaram conjuntamente o botão de lançamento, iluminando os logótipos do "Ano do Intercâmbio Humanitário China-África" e do próprio concurso, assinalando o início oficial da iniciativa. Espera-se que cidadãos de diversas áreas participem ativamente, utilizando a imagem para narrar histórias emocionantes da amizade sino-moçambicana e contribuir para o reforço dos laços culturais bilaterais.
08/04/2026
A Embaixadora Zheng Xuan visita o Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane e realiza uma reunião com os professores.
Na tarde de 31 de Março, hora local, a Embaixadora da China em Moçambique, Zheng Xuan, visitou o Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), onde percorreu as salas de aula, interagiu cordialmente com professores e alunos e, posteriormente, manteve um encontro de trabalho com o corpo docente do instituto.
No futuro, o Instituto Confúcio continuará focado no ensino da língua chinesa e na promoção da aprendizagem mútua e do intercâmbio cultural entre a China e Moçambique para o aprofundamento das relações humanitárias entre as duas nações.
08/04/2026
O Instituto Confúcio da UEM realizou com sucesso a Cerimónia de Abertura do Ano Letivo de 2026 e a Entrega de Bolsas de Estudo "Victor".
Na manhã de 24 de Março, hora local, o auditório do Instituto acolheu a cerimónia de boas-vindas aos novos estudantes da licenciatura em Cultura e Literatura Chinesa, juntamente com a entrega das bolsas de estudo e auxílios "Victor".
Nesta edição, as bolsas de estudo "Victor" beneficiaram um total de 64 estudantes (incluindo os do polo de Nampula). O Instituto Confúcio da UEM reafirmou o seu compromisso em continuar a promover a cooperação cultural entre a China e Moçambique, criando mais oportunidades de desenvolvimento para os seus estudantes
16/03/2026
“Coração Unido, Sonhos Comuns: China e Moçambique” Concurso de Vídeo Curto
O Concurso de Vídeos Curtos já começou!
Para celebrar os 70 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a África, a Embaixada da China em Moçambique convida todos a registar, em vídeo curto, histórias de amizade entre Moçambique e a China. Participe e concorra a um certificado de honra e à Bolsa do Embaixador!
Mais informações: digitalize o código QR.
📅 Prazo de submissão: 16 de Março a 1 de Junho de 2026
🎁 Prémios: 1.º prémio (10 vencedores): Certificado de Honra + Bolsa do Embaixador
📩 Como participar: digitalize o código QR abaixo e submeta de acordo com as instruções.
Contamos consigo para partilhar os momentos marcantes da amizade Moçambique-China!@
Embaixada da China em Moçambique
https://forms.gle/qwio3asYLgUBsjUA9
13/03/2026
O Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane Realizou Sessão de Divulgação de Bolsas de Estudo - 2026 para Estudantes de Chinês (Mandarim).
Na manhã do dia 12 de março do ano em curso, o Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane (IC-UEM) realizou a Sessão de Divulgação das Bolsas de Estudo para Formação de Professores de Chinês 2026, evento que contou com a participação de todos os professores do Instituto e mais de uma centena de estudantes.
Um ponto de destaque deste ano foi o anúncio da nova bolsa estudo "Bolsa de Estudo Agricultura Inteligente para Moçambique". Este programa de bolsas resulta de um acordo conjunto assinado durante a Conferência Mundial do Chinês de 2025, envolvendo o Centro de Intercâmbio e Cooperação de Línguas Chinesas do Ministério da Educação da China, a Universidade Normal de Zhejiang e a empresa Wanbao Agricultural Development Co., Ltd. A iniciativa visa formar profissionais na área de "Chinês + Agricultura Inteligente", com o objetivo de capacitar talentos localizados para a modernização agrícola africana, que dominem tanto a língua chinesa quanto técnicas agrícolas avançadas.
05/03/2026
Instituto Confúcio da UEM e Parlamento moçambicano discutem formação em Mandarim para jovens deputados
No dia 4 de março, o Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e o Gabinete da Juventude Parlamentar (GJP) da Assembleia da República reuniram-se para a criação de um programa de formação em Mandarim destinado aos jovens deputados.
23/02/2026
Uma atualização sobre o curso HSK. O prazo de inscrição e os detalhes do curso foram ajustados.
10/02/2026
Os exames HSK e HSKK no primeiro semestre de 2026 em Moçambique terão lugar em março, e as inscrições começam em breve!