Escola Portuguesa de Macau - Clube de Filosofia

Escola Portuguesa de Macau - Clube de Filosofia

Compartilhar

O Clube de Filosofia foi criado por professores e alunos da EPM para alertar a comunidade quanto à importância e sentido da Filosofia. O que é a Filosofia?

Para que serve a Filosofia? Creio que não pode haver uma pergunta mais abrangente que "o que é a Filosofia?"; perguntar tal questão é colocarmo-nos no centro de tudo o que existe e, a partir daí, examinar ao mais infímo detalhe tudo o que nos rodeia. De facto, Filosofia é muito mais do que aprender teorias ou citar frases de grandes filósofos. Filosofia é o maior quebra-cabeças que existe, na medi

15/05/2026

Gostaria que as pessoas tivessem tempo e disponibilidade para avaliar cuidadosamente os assuntos que as incomodam para criar opiniões fundamentadas, para agir razoavelmente no mundo que nos rodeia. Porém, tudo à nossa volta nos empurra mais para a precipitação do pensamento e da criação apressada de certezas. - joana rita sousa em entrevista ao Portal SAPO, Março de 2025

21/04/2026

“X Edição do Prémio Nacional do Conto Filosófico”, de Portugal.

Pelo oitavo ano consecutivo, a EPM está de parabéns no concurso “X Edição do Prémio Nacional do Conto Filosófico”, de Portugal. Este concurso é dinamizado todos os anos pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática com o objectivo de incentivar a criatividade de crianças do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, bem como o gosto pela escrita. A Escola Portuguesa de Macau foi distinguida com o prémio:

“Menção de Honra” (2º lugar a nível nacional) com o conto “O superpoder da Madalena”, elaborado pelos alunos do 4º B.

Parabéns a todos!

Este concurso conta com o apoio da DGE – Direção Geral da Educação.

Mais informações em: http://www.apefp.pt/ ou https://buff.ly/gb9ibj4

Photos from Escola Portuguesa de Macau's post 27/03/2026
25/03/2026

Segundo o filósofo Ludwig Wittgenstein (1889–1951), a filosofia é uma «batalha contra o encantamento da nossa inteligência por meio da linguagem».

Anthony Gottlieb avalia esta ideia revolucionária, explicando a evolução do pensamento do intelectual nascido em Viena e o seu lugar na história da filosofia.

Photos from Edições 70's post 16/03/2026
14/03/2026

Palestras “Ousa Pensar 2026” – Discutir o Mundo pelos olhos da razão
Janeiro 29 @ 6:15 pm - 7:15 pm

26/01/2026

🟨 A Filosofia para/com Crianças não é apenas conversar ou trocar opiniões.
Trata-se de uma prática educativa estruturada, com décadas de investigação em diferentes países.

🟨 A investigação científica mostra que crianças e jovens que participam regularmente em práticas filosóficas desenvolvem de forma mais consistente o raciocínio, o pensamento crítico e a criatividade.

🟨 Para além do pensamento, os estudos indicam melhorias claras na comunicação, na escuta e na capacidade de argumentar, bem como no modo como as crianças resolvem problemas em conjunto.

🟨 Os efeitos não se limitam ao momento da actividade. Investigações de acompanhamento mostram que muitos destes ganhos se mantêm após o fim das oficinas ou sessões.

🟨 Quando vários estudos são analisados em conjunto, através de meta-análises, os resultados confirmam um impacto positivo consistente da Filosofia para Crianças, sobretudo no desenvolvimento do raciocínio.

🟨 Para além dos dados quantitativos, professores, famílias e crianças referem diálogos mais ricos, maior participação e relações mais atentas e respeitosas.

🟨 As oficinas inspiram-se neste corpo de investigação e transformam-no em experiências vivas de diálogo, de imaginação e de pensamento partilhado.

Referência: Institute for the Advancement of Philosophy for Children (IAPC): Investigação na área da Filosofia para Crianças compilada por Esther Cebas e Felix García Moriyón

20/11/2025
Photos from Associação de Professores de Filosofia's post 08/10/2025
Quer que o seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Macao?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Localização

Telefone

Website

Endereço

Macao