28/05/2026
𝐂𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐞𝐫𝐯𝐢𝐜̧𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐀𝐧𝐝𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐞 𝐋𝐚𝐯𝐚𝐧𝐝𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐬𝐞𝐬𝐬𝐚̃𝐨 𝐩𝐫𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐨 𝐁𝐚𝐦𝐛𝐨𝐨 𝐗𝐚𝐠𝐮𝐚𝐭𝐞 𝐇𝐨𝐭𝐞𝐥
No âmbito da componente prática da formação, os formandos do curso de Serviços de Andares e Lavandaria do CEFP Fogo e Brava realizaram uma sessão prática no Bamboo Xaguate Hotel, em São Filipe.
A atividade proporcionou-lhes uma experiência direta em ambiente hoteleiro, permitindo a aplicação de técnicas e procedimentos relacionados com a organização, limpeza e manutenção dos quartos, bem como serviços de lavandaria.
A iniciativa visou reforçar as competências práticas dos formandos e aproximá-los da realidade do setor da hotelaria, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
O CEFP Fogo e Brava agradece ao Bamboo Xaguate Hotel pela disponibilidade e parceria no apoio à formação profissional dos jovens.
25/05/2026
: 𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚𝐧𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐠𝐫𝐢𝐜𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐦 𝐬𝐞𝐬𝐬𝐚̃𝐨 𝐩𝐫𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐨 𝐂𝐄𝐅𝐏
Os formandos do curso de Agricultura realizaram uma sessão prática nas instalações do Centro, em São Filipe, com o objetivo de reforçar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação.
Durante a atividade, os formandos desenvolveram trabalhos práticos ligados às técnicas agrícolas, permitindo aprimorar competências essenciais para o desempenho profissional na área.
A iniciativa demonstra o compromisso do CEFP em promover uma formação cada vez mais prática e alinhada com as necessidades do setor agrícola e do mercado de trabalho.
24/05/2026
: Presidente do IEFP visita formandos de Serviços de Andares e Lavandaria na Casas do Sol
O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Carlos Lopes, visitou, aquando da sua última missão à ilha do Fogo, os formandos do município de Santa Catarina do Fogo que se encontram a realizar o curso de Serviços de Andares e Lavandaria, no âmbito de uma sessão prática no empreendimento hoteleiro Casas do Sol, na cidade de São Filipe, no sentido de se inteirar das dinâmicas dessa importante ação de qualificação implementada pela primeira vez na Região Fogo e Brava e iniciada aquando da sua gestão, enquanto Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) da Região.
Carlos Lopes foi acompanhado por Jailson Lobo (Técnico e Coordenador de Formação), José de Pina (Técnico e Coordenador Administrativo e Financeiro), como também pelos colaboradores do CEFP em São Filipe (Ronilson Correia, Iolanda Teixeira e João Gonçalves), como também dos Mosteiros e de Santa Catarina, Jorginho Vieira e Daniela Oliveira, respetivamente.
Carlos Lopes elogiou o CEFP e, particularmente, o formador e os formandos pela dinâmica e, sobretudo, pelo profundo engajamento observado e prometeu trabalhar afincadamente para o desenvolvimento do setor de formação, emprego e empreendedorismo nos quatro municípios, nomeadamente São Filipe, Santa Catarina, Mosteiros e Brava.
Casas do Sol é um grande parceiro do IEFP, sendo certo que o referido empreendimento vai passar para a gestão da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, na sequência do recente acordo assinado com o Governo de Cabo Verde para a instalação de um Polo da referida Escola.
21/05/2026
: 𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚𝐧𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐧𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐦 𝐬𝐞𝐬𝐬𝐚̃𝐨 𝐩𝐫𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐚 𝐈𝐠𝐫𝐞𝐣𝐚 𝐂𝐚𝐭𝐨́𝐥𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚̃𝐨 𝐋𝐨𝐮𝐫𝐞𝐧𝐜̧𝐨
Os formandos do curso de Canalização do CEFP Fogo e Brava realizaram uma sessão prática nas instalações da Igreja Católica de São Lourenço, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação.
A atividade permitiu aos formandos desenvolver competências técnicas na instalação e manutenção de sistemas de canalização, proporcionando uma experiência prática em contexto real de trabalho.
Esta iniciativa reforça a importância da componente prática na formação profissional, contribuindo para a capacitação dos formandos e preparando-os de forma mais eficaz para o mercado de trabalho.
15/05/2026
𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐈𝐄𝐅𝐏 reúne-se com 𝐜𝐨𝐥𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐄𝐅𝐏 Fogo e Brava e efetua entrega simbólica de computadores
O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Carlos Lopes, visitou o Centro de Emprego e Formação Profissional - Fogo e Brava (CEFP), na última terça, 12, para dialogar com os colaboradores sobre os projetos em curso na região Fogo e Brava e, também, para auscultar as suas preocupações, opiniões e sugestões e, por outro lado, para entregar computadores modernos aos técnicos do CEFP.
Durante o encontro, Carlos Lopes falou do processo de reabilitação do CEFP e da urgente necessidade de montagem de algumas oficinas no CEFP como, também, da sua pretensão de resolução de todos os pendentes concernentes aos recursos humanos.
O Presidente falou também do processo de transição digital em curso no país e na região Fogo e Brava. Na sequência, efetuou uma entrega simbólica de alguns computadores aos técnicos do CEFP, financiados pela LuxDev, tendo anunciado que está em curso, junto do Fundo de Promoção do Emprego e da Formação, um processo de aquisição de computadores para todos os CEFP's do país, sendo que no CEFP do Fogo vão ser instalados dois laboratórios informáticos/ salas multimédia, com equipamentos modernos e adaptados às atuais exigências do ecossistema.
15/05/2026
🎯 𝐐𝐮𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐮𝐦 𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨, 𝐦𝐚𝐬 𝐟𝐚𝐥𝐭𝐚 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨?
👉 O FPEF pode ajudar!
❓𝐂𝐨𝐦𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐬 𝐜𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐚𝐫-𝐭𝐞?
➡️ Através do portal KRE+ ou nos Centros e Escolas de Formação Profissional.
❓𝐓𝐞𝐧𝐬 𝟐𝟓 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐨𝐮 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐞 𝐞𝐱𝐩𝐞𝐫𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐦𝐞𝐧𝐨𝐬 𝟓 𝐚𝐧𝐨𝐬?
➡️ Podes aproveitar o RVCC e transformar a tua experiência em certificação!
❓𝐕𝐚𝐥𝐞 𝐚 𝐩𝐞𝐧𝐚?
➡️ Claro! É uma oportunidade para crescer, aprender e abrir novas portas no mercado de trabalho.
💡 Investe em ti. O teu futuro começa agora!
14/05/2026
𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐈𝐄𝐅𝐏 reúne-se com 𝐜𝐨𝐥𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐄𝐅𝐏 da Variante
O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Carlos Lopes, visitou o Centro de Emprego e Formação Profissional da Variante (CEFP - Variante/IEFP), na última sexta, 08, para se inteirar do seu funcionamento e auscultar as preocupações, opiniões e sugestões dos colaboradores no sentido averiguar as principais necessidades do CEFP e, consequentemente, determinar as suas prioridades.
Durante o encontro, o Diretor do CEFP, Emanuel Andrade, e os colaboradores abordaram algumas questões relevantes, entre as quais a necessidade de reabilitação do edifício, reforço das condições oficinais existentes e criação de uma oficina metalomecânica como, também, de resolução de pendentes tangentes aos recursos humanos.
Carlos Lopes prometeu dar especial atenção às preocupações levantadas, mormente ao aceleramento do projeto de reabilitação do CEFP, ao seu apetrechamento e à regularização de pendentes com recursos humanos.
Por outro lado, o Presidente do IEFP prometeu criar todas as condições necessárias para o pleno funcionamento de todos os serviços do CEFP e prepará-lo, paulatinamente, para a sua transformação em Centro de Excelência.
13/05/2026
Presidente do IEFP visita CEFP da Variante e preside abertura de cursos
O Presidente do IEFP, Carlos Lopes, realizou na última sexta, 08, uma visita oficial ao Centro de Emprego e Formação Profissional da Variante para conhecer in loco a realidade do CEFP, auscultar as preocupações e sugestões dos colaboradores e presidir abertura de três cursos, nomeadamente Mecatrónica Automóvel, Operações Básicas de Bate-chapa e Pintura e Instalação e Manutenção de Equipamentos Informáticos e de Telecomunicações, financiados no âmbito do Projeto Integrado de Emprego e Formação Profissional em Cabo Verde (PIEFP-CV) - Portugal.
O ato de abertura dos cursos contou também com intervenções do representante dos formandos, do represenrante dos formadores, como também do Diretor do CEFP. Carlos Lopes, durante a sua comunicação, elencou um conjunto de iniciativas e oportunidades que o IEFP oferece e apelou ao bom senso dos beneficiários para o melhor aproveitamento possível dessa grande oportunidade formativa que lhes foi dada.
Na sequência, Carlos Lopes visitou as instalações do CEFP e reuniu-se com os colaboradores, tendo prometido trabalhar em prol da materialização do projeto de reabilitação do CEFP e do seu apetrechamento, sendo certo que, na próxima peça informativa, será noticiada a reunião de auscultação realizada pelo Presidente com os colaboradores do referido Centro.
12/05/2026
: Presidente do IEFP participa no ato de assinatura do acordo para a instalação do Polo da EHTCV
O Presidente do IEFP, Carlos Lopes, participou ontem, 11, no ato de assinatura do acordo para a instalação do Polo da Escola de Hotelaria e Turismo (EHTCV), realizado pelo Estado de Cabo Verde, através do Ministro do Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, e a Fundação Padre Ottávio Fasano. O ato teve lugar na cidade de São Filipe.
Para mais informações acesse o link abaixo (Página do Governo): https://www.governo.cv/estado-de-cabo-verde-e-fundacao-padre-ottavio-fasano-assinam-acordo-para-instalacao-de-polo-da-ehtcv-na-regiao-fogo-e-brava/?fbclid=IwY2xjawRwKFhleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFKSDFmUDJ4OWpVQ1dzN1h3c3J0YwZhcHBfaWQQMjIyMDM5MTc4ODIwMDg5MgABHipp3KUkKAhvRycjEsi2QEHasUkd3DJbn62Qq4OBZehKNFkyO0mdwu6cy8Dj_aem_xalEtDPsKUrqT-c0iAFOkA
08/05/2026
O RVCC permite reconhecer, validar e certificar competências adquiridas ao longo da vida, fora do contexto formal de ensino.
Uma oportunidade para valorizar a sua experiência, reforçar o seu percurso e impulsionar o seu crescimento profissional.
👉 Informe-se no link: kremais.gov.cv e dê o próximo passo na sua carreira.