06/05/2017
Disciplina - Idiomas Inventados ou Idiomas em Códigos
Lembram do Manuscrito Voynish, o misterioso manuscrito ilustrado e escrito em código, que se imagina ter sido escrito há aproximadamente 600 anos?
Aqui as novas pesquisas e descobertas sobre ele:
TRADUÇÃO DO LINK:
Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Matemáticas Aplicadas Keldish, que pertence à Academia de Ciências da Russia, afirma ter decifrado a estrutura do legendário manuscrito medieval. Antes haviam dúvidas sobre se o texto fazia algum sentido.
Os cientistas russos chegaram à conclusão de que o código estava escrito, em sua maior parte, em um dos idiomas europeus de família germânica. Cogitam como mais provável Inglês ou Alemão e não uma língua artificial, como se acreditava anteriormente.
Deve-se notar que várias letras do manuscrito estavam trocadas de lugar, ou mesmo entrelaçados com os de outra língua, provavelmente espanhol ou latim. Além disso, alguns capítulos do código - os chamado "Corpos femininos", "Astrologia", "Botânica" e "Morteiros" - diferem cada um por sua estrutura individual.
Os matemáticos moscovitas confirmaram que o documento é, de fato, possível de decifrar. Admitem no entanto, que até o momento necessitam de mais investigações para solucionar por completo o enigma do documento de 120 páginas, descoberto pelo antiquário e bibliógrafo polaco Wilfrid Voynich.
"A possibilidade de determinar o idioma é o que interessa aos matemáticos, e com esse fim usamos as ferramentas ao nosso alcance. Agora nos resta por conhecer que línguas foram utilizadas para redatar o documento", comentou Yuri Orlov, doutor em matemáticas e física do Instituto Keldish.
https://mundo.sputniknews.com/ciencia/201704191068493107-matematicos-ciencia-codigo-medieval/
Un equipo de investigadores del Instituto de Matemáticas Aplicadas Keldish, que pertenece a la Academia de Ciencias de Rusia, afirma haber descifrado la estructura del legendario manuscrito medieval. Antes existían dudas acerca de si el texto tenía algún sentido.