Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM

Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM

Share

Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM, sediada em Montes Claros-MG. Escravos de Nossa Senhora, prestamos obediência à Tradição e ao Magistério.

Que venha o Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo! Maria Sempre! Não postamos em nome da Igreja, mas em seu favor. Sob a maternal proteção da Santíssima Virgem Maria, buscamos fidelidade ao Magistério e às Sagradas Escrituras. Pugnamos pela Sagrada Tradição, arcabouço seguro da Fé. Envidamos todos os nossos esforços para defender a única e verdadeira Igreja instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo.

04/06/2026

FESTA DO SANTÍSSIMO CORPO DE DEUS

Depois do dogma da Santíssima Trindade, é o da Encarnação de Jesus que o Espírito Santo nos recorda, fazendo-nos celebrar com a Igreja o Sacramento por excelência que, resumindo toda a vida do Salvador, dá a Deus gloria infinita e aplica às almas, em todas as épocas, os frutos da Redenção. Jesus nos salvou sobre a cruz, e a Eucaristia, instituída na véspera da paixão de Cristo, ficou sendo o seu memorial. O altar é o prolongamento do Calvário, a Missa «anuncia a morte do Senhor». Jesus ai se acha em estado de vítima, pois, as palavras da dupla consagração nos mostram que o pão só é mudado no corpo de Cristo e o vinho só é mudado em seu sangue, de modo que, por essa dupla ação de efeitos diferentes, que constitui o sacrifício da Missa, as espécies do pão têm titulo especial em chamar-se o corpo de Cristo, embora contenham Jesus inteiro, visto ele já não poder morrer, e as espécies do vinho titulo especial em chamar-se o sangue de Cristo, embora contendo também Jesus inteiro. E assim o próprio Salvador, o principal Sacerdote na Missa, oferece, de modo não sangrento, ao mesmo tempo que seus padres, o seu Corpo e o seu Sangue, que foram realmente separados sobre a cruz e que somente são separados de modo representativo ou sacramental (matérias diferentes, palavras e efeitos diferentes) sobre o Altar. Por ai se vê que a Eucaristia foi instituída sob forma de alimento a fim de podermos unir-nos à vítima do Calvário. A hóstia santa se toma assim « o trigo que alimenta as almas ». E, como o Cristo, tornando-se Filho de Deus, recebeu a vida eterna do Pai, da mesma forma os cristãos participam dessa vida eterna unindo-se a Jesus pelo Sacramento que é o Símbolo da unidade. A participação antecipada da vida divina, neste mundo, pela Eucaristia, é o penhor e o começo da que havemos de g***r, em sua plenitude, no céu. « O mesmo Pão dos Anjos, que comemos agora, sob os véus eucarísticos, diz o Concilio de Trento, no céu havemos de comê-lo sem véu. »
Consideremos a Missa como o centro de todo o culto da Igreja em relação à Eucaristia, e vejamos na Comunhão o meio estabelecido por Jesus para participarmos mais plenamente ao divino Sacrifício; deste modo, a nossa devoção para com o Corpo e Sangue do Salvador nos obterá ef**azmente os frutos de sua Redenção.
A procissão que segue a Missa relembra como os Israelitas honravam a Arca da Aliança, que simbolizava entre eles a presença de Deus; ao executarem as marchas triunfais, a Arca Santa prosseguia, levada pelos levitas, envolta em nuvens de incenso, ao som dos instrumentos de música, cânticos e aclamações da multidão entusiasta. Nós cristãos, temos um tesouro incomparavelmente mais precioso: na Eucaristia possuímos o próprio Deus. Orgulhemo-nos santamente de tomar parte no seu cortejo, enaltecendo quanto possível o seu triunfo.

Fonte: Missal Quotidiano e Vesperal, Dom Gaspar Lefebvre, 1940. Págs. 839
_____________________
MARIA SEMPRE!

30/05/2026

*Comunhão e Reparação*
As aparições de Nossa Senhora de Fátima foram precedidas, um ano antes em 1916, pelas visitas do Anjo de Portugal aos três pastorinhos, como que os preparando. Em uma delas, o Anjo segurava o Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor e orava "em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido". Ainda, as mensagens de Nossa Senhora de Fátima não findaram com a última aparição da Virgem na cova da Iria em 13  outubro 1917, mas posteriormente em revelações e visitas à Irmã Lúcia em Pontevedra no mosteiro das irmãs Doroteias, entre 1925 a 1926. O cerne dessas últimas mensagens: a devoção da Comunhão dos 5 Primeiros sábados em reparação ao Imaculado Coração.
*Mas por que aos "sábados"?*
Comentaremos esse e outros fatos na conferência do dia 30/05 às 17h na Sala Mãe do Bom Conselho.
Todos estão convidados!

28/05/2026

Em 1886, São João Bosco conta que teve um sonho profético: uma terrível batalha marítima onde várias embarcações, grandes e pequenas, atacam uma única jangaga representando a Igreja Católica. Ele vê o Papa se esforçando para manter a nau entre duas colunas onde aquela f**a protegida. E que colunas são essas? Uma mais robusta representando a Santíssima Eucaristia e outra um pouco menor, representando a devoção a Nossa Senhora. Mesmo o papa sendo ferido e morto, outro papa que assume continua o esforço no leme de manter a barca na Igreja segura por estar entre nas duas colunas quando finalmente os inimigos vão sendo derrotados.
*Caros, falaremos uma pouco mais da relação destes dois tesouros da Igreja no próximo sábado: A Virgem Maria e a Missa. Todos estão convidados!*

Maria Sempre!

27/05/2026

Estamos nos aproximando do fim do Mês de Maio e, em tempo, teremos uma breve e interessante conferência sobre a Virgem Santíssima e sua relação com a Santa Missa. Duas preciosidades de nossa Fé católica.
Todos estão convidados!
Maria Sempre!

24/05/2026

O DOMINGO DE PENTECOSTES

Jesus tinha colocado os fundamentos da Igreja no curso de sua vida apostólica e lhe havia comunicado os seus poderes depois da Ressurreição. Ao Espírito-Santo competia terminar a formação dos Apóstolos e revesti-los com a força do alto. Ao reino visível de Cristo, sucedia o reino visível do Espírito-Santo. — « Pentecostes celebra a primeira manifestação do Espírito-Santo nos discípulos de Jesus Cristo e, portanto, a fundação da Igreja ». É bem escolhida, para Estação deste dia, a basílica de S. Pedro, chefe da Igreja. — Jesus, nos diz o Evangelho, havia anunciado aos seus a vinda do Divino Paráclito: a Epístola mostra-nos a realização dessa promessa. À hora de Terça, o Cenáculo é investido pelo Espírito de Deus. Impetuoso vento, sopra, de repente, nas imediações da casa e a aparição de línguas de fogo no interior, são os seus maravilhosos sinais. — Iluminados com as luzes do Espírito-Santo e cheios da efusão de seus sete dons os Apóstolos são renovados e vão, por sua vez, renovar o universo inteiro. A Missa solene, à hora de Terça, é o momento em que nós também recebemos o « Espírito-Santo que Jesus, depois de subir ao céu, derrama hoje sobre os filhos da adoção » pois, cada um dos mistérios do Ciclo opera frutos de graça em nossas almas, no seu aniversário celebrado pela Igreja.
Dizíamos no Advento ao Verbo; « Vinde, Senhor, expiar os crimes do vosso povo» Digamos agora com a Igreja, ao Espírito-Santo : «Vinde Espírito-Santo, enchei os corações de vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. » É a mais bela e a mais necessária das orações jaculatórias, pois, o Espírito-Santo, doce hóspede da nossa alma, é o princípio de toda a nossa vida sobrenatural.

Fonte: Missal Quotidiano e Vesperal, Dom Gaspar Lefebvre, 1940. Págs. 771 - 773
_____________________
MARIA SEMPRE!

13/05/2026

A TREZE DE MAIO

A treze de maio na cova da iria
No céu aparece a Virgem Maria
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

A três pastorinhos cercada de luz
Visita Maria, mãe de Jesus
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

A mãe vem pedir constante oração
Pois só de Jesus nos vem a salvação
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

Da agreste azinheira a virgem falou
E aos três a Senhora tranquilos deixou
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

Então da Senhora o nome indagaram
Do céu a mãe terna bem claro escutaram
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

Se o mundo quiserdes da guerra livrar
Fazei penitência de tanto pecar
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

A virgem lhes manda o terço rezar
A fim de alcançarem da guerra o findar
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

Com estes cuidados a mãe amorosa
Do céu vem os filhos salvar carinhosa
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria
---------------------------------
MARIA SEMPRE!

10/05/2026

DIA DAS MÃES: CARTA À SANTÍSSIMA VIRGEM

- Joãozinho era um louro menino de 6 anos apenas; esfarrapado, tiritando de frio e de fome, uma tarde veio-lhe, na sua simplicidade, a lembrança de escrever uma carta à Santíssima Virgem; não sabendo, porém, nem ler nem escrever, eis que imaginou. No bairro do Gros-Cailou, em Paris, numa esquina, existia uma lojinha, cujo dono desempenhava o papel de escrivão público. Tinha sido soldado no tempo do Império, apresentava feição característica de mau gênio e, além disso, era pobre.
Sentado no balcão que lhe servia de mesa, fumava o ca****bo, esperando os seus poucos fregueses.
- Bom dia, senhor, disse Joãozinho, passando a soleira da porta; pode fazer-me o favor de escrever uma carta?
- Pois não, vagabundo, disse o veterano, é 500 réis, e à vista…
- Então desculpe. E, virando as costas, tomou de novo o rumo da rua; o velho soldado, admirando nele tanta simplicidade, perguntou:
- És filho de militar, mosquito?
- Não, sou filho de mamãe, que ficou sozinha em casa.
- Está bom! replicou o velho; não tens quinhentos réis, nem tão pouco tua mãe? Está claro, queres uma carta para ver se te dão alguma coisa pra comer, não é?
- Tal e qual, respondeu o pequeno.
- Aproxima-te. - Escrevendo de graça dez linhas e gastando uma folha de papel, nem por isso f**arei mais pobre.
O pequeno obedeceu. - O velho, com uma bonita letra de quartal-mestre, escreveu:

Paris. 17 de Janeiro de 1857

Depois, em baixo, na linha seguinte: Il.mo Senhor…
- Como se chama o senhor a quem escreves?
Joãozinho respondeu: - Não é um senhor.
- Então é uma senhora?
- Sim..., não..., isto é!...
- Esta é boa, pois não sabes a quem queres escrever?
- Sei.
- Então fala depressa.
É verdade que não é muito agradável dirigir-se a um escrivão público para uma carta destas. O coitadinho, muito envergonhado, criou coragem e disse:
- É à Santíssima Virgem que quero fazer o meu pedido.
O velho pôs o ca****bo na mesa e franziu as sobrancelhas:
- Garoto, disse-lhe com severidade, não posso crer que te veio à cachola de zombares de um velho. És um fedelho para me dares lições. Rua!
Joãozinho obedeceu e voltou para a porta da rua; ao vê-lo tão dócil, o velho mudou de parecer pela segunda vez; contemplando-o, disse:
-Nossa Senhora, quanta miséria há nesta Paris!…
Qual é teu nome, pequeno?… - João.
-João de quê? - João de nada.
O velho encolheu os ombros e continuou:
Que queres dizer à Virgem Santíssima?
- Quero dizer-lhe que minha querida mamãe está dormindo desde ontem, às 4 horas da tarde, e me faça o favor de acordá-la, porque eu não posso.
O velho soldado, com os olhos banhados de lágrimas, sentindo comprimir-se-lhe o coração, receou compreender. Perguntou ainda mais: - Porque falavas em comer há pouco?- Já se vê, respondeu a criança, porque preciso… tenho fome… A mamãe deu-me a última migalha, antes de adormecer…
- E ela, o que comeu? …
- Nada, havia dois dias que dizia não ter fome.
- O que fizeste então para acordá-la?
- Beijei-a!
- E não notaste nada?- Sim, estava fria… Faz tanto frio, lá em casa. - E ela tremia… não é?
- Não senhor!… as mãos estavam cruzadas sobre o peito e tão brancas… que o senhor não imagina… a cabeça toda deitada para trás, fora do travesseiro; com os olhos meio
fechados, parecia estar olhando o céu.
O velho resmungou: Invejei os ricos, eu que tenho que comer e beber, no entanto, esta morreu de fome. Abraçou a criança dizendo: - A tua carta, meu filho, já está escrita, despachada e recebida; vamos à tua casa.
- Pois não. -… mas porque está chorando, perguntou o pequeno admirado.
Isso não é nada, meu querido… é porque gosto de ti… não sei por quê… e há apenas quinze minutos que te conheço.
Olha cá: eu também tive mãe… Há já muito tempo! Parece-me vê-la deitada na cama, e ouvindo-a dizer-me, quando saí da casa paterna: - Meu filho, sê honrado e bom cristão.
A imagem da Virgem, que ali estava presente, parecia sorrir-me; eu amava muito a Virgem Santíssima, quando era moço… Quanto a ser honrado, tenho o sido… Bom cristão… coitado de mim… isso é que não… Mãe, minha velha mãe, fique satisfeita. Podem os amigos judiar de mim à vontade; para onde estás, quero eu também ir: levar-te-ei o pequeno, este pobre anjo que nunca mais abandonarei, porque a sua estranha carta, que nem sequer escrevi, não deixou de produzir, um duplo efeito: a ele, deu um pai, a mim, um coração.

João tornou-se bom católico e cristão praticante.

Livro: Maria ensinada à mocidade, p. 75-77
Vários autores.
Livraria Francisco Alves

----------------------------------
Ajude esta Obra de Deus:
https://apoia.se/ssvm

MARIA SEMPRE!

Want your school to be the top-listed School/college?