08/06/2026
Quando uma escola acredita na voz dos estudantes, ela abre espaço para que sonhos ganhem forma.
Foi com esse propósito que a Semana de Protagonismo mobilizou 1.370 estudantes e 106 educadores em seis escolas municipais de tempo integral de Juazeiro (BA).
Os jovens foram convidados a assumir um papel ativo na construção da vida escolar, dando os primeiros passos para a criação dos Clubes de Protagonismo.
Mais do que uma atividade, a experiência despertou o sentimento de pertencimento, autonomia e corresponsabilidade. Cada Clube criado representou uma oportunidade para que os estudantes se reconhecessem como autores das suas próprias histórias.
Como destacou a professora Edmara Pereira Santos, os Clubes de Protagonismo contribuirão não apenas para a aprendizagem, mas para a formação de cidadãos capazes de levar essas vivências para toda a vida.
E foi exatamente isso que o estudante Davi Luis, percebeu: "tivemos a possibilidade de transformar a escola em um espaço ainda mais participativo e conectado aos nossos interesses. Com os Clubes nós podemos agir, contribuir e fazer a diferença".
29/05/2026
Mais de 430 estudantes de 19 escolas de educação integral em tempo integral na Bahia participaram da Formação em Acolhimento, conduzida por 10 Jovens Protagonistas Voluntários do IEE — uma experiência marcada por pertencimento, escuta e protagonismo juvenil.
Durante a ação, os participantes vivenciaram cada etapa do Acolhimento e receberam orientações para conduzir essa experiência em suas próprias escolas, fortalecendo vínculos e multiplicando práticas de cuidado, respeito e integração nas comunidades escolares.
Mais do que preparar estudantes para replicarem a Formação e realizarem o Acolhimento Inicial nas escolas, a iniciativa inspirou novas perspectivas e reforçou o papel essencial de cada jovem na construção de uma escola mais humana, acolhedora e unida.
“Com a formação, pude perceber que nós, estudantes, também temos importância para as ações da escola. Aprendi que posso incentivar as pessoas a olharem para si mesmas também. Tenho certeza de que essa vivência fará diferença no cotidiano da minha escola. Acredito que será extremamente útil para uma convivência mais saudável, respeitosa e, acima de tudo, unida”, contou Vinícius West, estudante do Colégio Estadual Vila Canária, em Salvador (BA).
Quando o estudante se sente acolhido, ele passa a enxergar a escola como um espaço de oportunidades, crescimento e transformação de realidades.
28/05/2026
Implantação do modelo da Escola da Escolha na Educação Infantil avança em Petrolina (PE)!
Por meio do Programa Nossa Infância +, iniciativa da Prefeitura Municipal voltada à ampliação da oferta da Educação Integral em Tempo Integral na Educação Infantil em 12 escolas municipais, são beneficiados, atualmente, 1.795 estudantes, o que fortalece a Política Municipal de Educação em Tempo Integral (PMEI).
Como parte desse processo, foi realizado o I Ciclo de Acompanhamento Formativo (CAF), metodologia para apoiar as equipes escolares na implantação do modelo, por meio de acompanhamento realizado diretamente nas escolas.
O CAF contribui para o fortalecimento das práticas pedagógicas e de gestão, oferecendo espaço de escuta e troca, análise de dados, coleta de evidências e formação em serviço que auxiliam escolas e redes de ensino no aprimoramento contínuo do trabalho desenvolvido.
“Concluímos o I CAF com chave de ouro! Essa etapa foi um termômetro essencial para a nossa rede, pois nos deu a oportunidade de ouvir os profissionais da educação e, acima de tudo, as nossas crianças. É notável ver a evolução e proposta sendo seguida. E o IEE está apoiando e potencializando o nosso trabalho. Estamos muito felizes e motivados com a construção do primeiro relatório consolidado, já desenhando os próximos diálogos e ações práticas para transformar e evoluir as unidades do Nossa Infância+”, destacou Williane Cavalcanti, Tutora Educacional Pedagógica do Nossa Infância +.
A implantação do Modelo terá duração de três anos, com formação continuada e acompanhamento permanente nas escolas.
27/05/2026
Com o objetivo de debater os desafios e as possibilidades para a formação de professores da educação básica no Rio Grande do Sul, além de lançar a Política Estadual de Desenvolvimento de Profissionais da Educação, a Secretaria da Educação do Estado promoveu o Seminário FORPROFE/RS 2026, na segunda-feira (25).
A co-CEO do Grupo ICE, Juliana Zimmermann, e o Gerente de Projetos do IEE, Kenny Bastos, participaram do evento, realizado em Porto Alegre. O encontro reuniu especialistas, representantes institucionais e redes de ensino.
A participação dos representantes do Grupo ICE reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento da educação pública e com o desenvolvimento profissional docente em todo o país.
“Participar desse seminário foi uma oportunidade para celebrar os avanços educacionais do Rio Grande do Sul de forma coletiva. O lançamento da Política Estadual de Desenvolvimento de Profissionais da Educação representa um passo significativo nesse processo”, destacou Juliana.
19/05/2026
Foi na escola de ensino integral, em Timbaúba-PE, que Bruno Apolinário começou a enxergar a educação como muito mais do que conteúdo: como caminho, propósito e transformação.
Ainda tímido e sem clareza sobre suas próprias potencialidades, foram nas vivências na escola integral que ele encontrou mestres inspiradores, descobriu seus talentos, fortaleceu o seu protagonismo e aprendeu uma lição que levaria para a vida: é possível desenhar um Projeto de Vida e torná-lo real.
Bruno participou de Clubes de Protagonismo e do grêmio estudantil, mergulhou nas artes, ampliou horizontes e conquistou uma bolsa de intercâmbio para estudar nos Estados Unidos — experiência que transformou sua visão de mundo. Hoje, é psiquiatra, geriatra e diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.
Como ele mesmo resume: “A escola integral é o caminho possível para qualquer jovem sonhar e conquistar um futuro melhor.”
Bruno é um dos 22 personagens que tiveram suas histórias em escolas públicas brasileiras divulgadas na edição especial da Revista Exame sobre a Educação Integral em Tempo Integral.
15/05/2026
O modelo da Escola da Escolha segue demonstrando que educação integral transforma trajetórias e promove equidade educacional.
Durante o 4º Congresso Internacional de Educação SESI-SP, o consultor de gestão do Instituto Escola da Escolha, Mauricio dos Santos, apresentou o trabalho “Educação em Tempo Integral e equidade educacional: trajetória do IDEB nos Anos Iniciais em Itapevi e Petrolina”.
O estudo analisou os resultados do IDEB entre 2019 e 2023 em escolas de tempo integral dos municípios de Petrolina (PE) e Itapevi (SP), a partir da implantação do Modelo.
Os resultados evidenciam que as escolas de tempo integral apresentaram desempenho superior às médias municipais do IDEB nos dois municípios; houve estabilidade nos resultados ao longo do período, mesmo diante dos impactos da pandemia; e o modelo aponta uma associação positiva entre tempo estendido, organização pedagógica e gestão orientada para a melhoria contínua.
Mais do que ampliar o tempo na escola, os dados reforçam que a transformação da educação acontece quando há um modelo pedagógico com foco no Projeto de Vida e no desenvolvimento integral dos estudantes.
12/05/2026
Cerca de 640 professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e gestores pedagógicos dos Centros Educa Mais, no Maranhão, participaram da Formação Inicial dos Professores da Base Técnica, conduzida pela supervisora de projetos do Instituto Escola da Escolha, Márcia Antunes, e pelas consultoras Kaline Serrão e Rayssa Alencar.
O encontro contou ainda com a participação da diretora pedagógica do Instituto Escola da Escolha, Thereza Barreto, que ministrou a palestra “Aprender, trabalhar e projetar o futuro”, convidando os participantes a refletirem sobre como os jovens aprendem, constroem sentido e se desenvolvem no contexto do Ensino Médio Integral integrado à Educação Profissional e Tecnológica.
Thereza destacou a aprendizagem como uma experiência profundamente relacional — construída por vínculos, emoções e contexto — e reforçou a Educação Profissional e Tecnológica como um caminho potente para integrar conhecimento, trabalho, vida e futuro, ampliando horizontes e fortalecendo a autonomia dos jovens na construção de seus projetos de vida.
A formação teve como propósito fortalecer estratégias de integração entre o Ensino Médio Integral e a Educação Profissional, promovendo práticas pedagógicas contextualizadas, interdisciplinares e conectadas aos sonhos, talentos e projetos de vida dos estudantes.
Sonhos
08/05/2026
O Encontro de Lideranças em Educação reuniu importantes vozes comprometidas com o fortalecimento da educação pública, em uma noite dedicada ao letramento, à aprendizagem e ao impacto social, em São Paulo.
Promovido pela Letrus, com apoio do J-PAL, o encontro contou com a apresentação da Olimpíada de Redação Linguagem em Ação, inspirada nas ideias e evidências da economista e vencedora do Nobel Esther Duflo, além da participação especial do Rapper, compositor, cantor e escritor Emicida em um painel sobre linguagem, cultura e transformação social.
O Gerente de Projetos Estratégicos do IEE, Guilherme Toyohara, esteve presente nesse espaço de escuta, conexão e construção conjunta de caminhos para uma educação cada vez mais significativa e transformadora.
Na imagem: Thiago Rached, CEO da Letrus; Guilherme Toyohara; Emicida e Luana Oliveira, Gerente de Programa Ensina Brasil
07/05/2026
Mais de 700 educadores se reúnem em torno de um propósito comum: fortalecer a educação pública em tempo integral, significativa e transformadora, em Salvador-BA.
Eles participam da Oficina Primeiras Ações e Espaços de Aprendizagem, que faz parte da programação do Encontro Formativo da Educação Integral em Tempo Integral, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e pelo Instituto Anísio Teixeira.
O encontro é realizado em parceria com o Instituto Escola da Escolha, Instituto Natura, Instituto Steve Biko e Opta Consultoria e reúne representantes de 665 escolas de tempo integral e dos 27 Núcleos Territoriais de Educação da Bahia.
Para apoiar esse processo, 17 profissionais da Escola da Escolha estão atuando diretamente na Bahia, contribuindo com formações, trocas e reflexões sobre os espaços de aprendizagem e as primeiras ações nas escolas.
Seguimos juntos, fortalecendo caminhos para uma educação pública de qualidade, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes.