Chapa Voz Ativa

Chapa Voz Ativa

Compartilhar

Chapa Gremista do Instituto Federal da Bahia - Campus Camaçari

Photos 03/08/2016

Quase um ano depois de ter expulsado e suspendido arbitrariamente cerca de 20 estudantes do IFBA campus Camaçari, a Reitoria e a Diretoria Geral do campus Camaçari, com clara intenção de perseguir quem se levanta contra as práticas autoritárias da gestão, dá segmento a um processo exaustivo e viciado, na tentativa intimidar os estudantes.
Desse vez, ao enviar citações aos estudantes, a Comissão de Sindicância fere direitos e garantias constitucionais e o devido processo legal ao não apresentar denúncias e nem acusaçíes claras, e ainda tipif**a uma simples manifestação estudantil como uma "violação de domicilio" configurada no Código Penal brasileiro (Art. 150, §4, III)
Tentativas de amedrontar os estudantes NÃO SERÃO TOLERADAS e vão ser, sempre que necessário, denunciadas!
Nos recusamos a reconhecer um processo administrativo, nulo desde a sua instrução, conduzido por uma comissão formada por servidores que ocupam cargos de confiança em Camaçari e na Reitoria, o que a torna eivada de suspeição.


Photos from Chapa Voz Ativa's post 23/02/2016

RESISTIMOS!!!

“Quem tem consciência pra se ter coragem
Quem tem a força de saber que existe
E no centro da própria engrenagem
Inventa contra a mola que resiste...”

Pensaram que estávamos derrotados, mas se engaram. Nos últimos tempos os estudantes têm mostrado que sabem resistir aos desmandos e ao autoritarismo. Não adiantou expulsar, nem fechar a sala de grêmio, muito menos jogar nossas coisas num canto qualquer. Quando estudante quer, estudante luta e estudante faz.
A revolta e insatisfação se transformaram em vontade de fazer ainda mais. Conforme a própria gestão da instituição afirmou, em Memorando enviado ao Conselho do Representantes de Turmas, eles tiveram “o cuidado de colocar as coisas nos sacos, dentro do refeitório dos estudantes, para os estudantes recolherem depois”. Já que a Diretoria de Administração e a Direção Geral assinam embaixo e afirmam que o refeitório é dos estudantes, nada mais justo do que iniciarmos nossa reorganização no lugar que É NOSSO (sic).
As fotos abaixo mostram a “arrumação” feita hoje pelos estudantes no local onde “depositaram” os bens do grêmio.

“... quem não vacila mesmo derrotado
Quem já perdido nunca desespera
E envolto em tempestade, decepado
Entre os dentes segura a primavera! ”

Photos from Chapa Voz Ativa's post 15/02/2016

DENUNCIA!!!!!!!!

"Art. 1º - Aos estudantes dos estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus f**a assegurada a organização de Estudantes como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais." (Lei Federal 7.398/1985)

Não é novidade que os estudantes do IFBA campus Camaçari sofreram ataques diretos contra seus direitos. A gestão autocrática do IFBA, além de retaliar, perseguir e punir de forma esdrúxula, nos traz mais duas "bombas":
1 - A sala que pertencia ao grêmio estudantil, e que foi interditada (sic), foi reaberta! Agora funcionando o setor de "nutrição" do campus de Camaçari;

Você sabia? Muito menos nós!
Até aí "tudo bem", né?! E não sendo suficiente, nos trouxeram mais um presente!

2 - Encontramos, nada mais, nada menos, que todos os pertences do grêmio, que estavam trancados na antiga sala sem que pudéssemos ter acesso e recolher NOSSOS bens, dentro de grandes sacos pretos (S**O DE LIXO, para não usar eufemismo!) jogados embaixo da pia do banheiro do refeitório do campus.

BUUUM!!

A desfaçatez não tem tamanho. Por traz de um discurso de incentivo a formação do cidadão histórico-crítico e de seguir a legalidade, se esconde as mais obscuras mazelas que um corpo gestor da administração pública direta pode ter.
Após inúmeras tentativas de minar a organização dos que se opuseram a sua gestão. Após inúmeras tentativas de silenciar, amedrontar e retaliar a categoria estudantil. Após praticas autoritárias, autocráticas, abusivas, repressivas e ditatoriais. Após suspender e expulsar 19 estudantes ILEGALMENTE, a gestão do retrocesso ataca novamente direitos outrora conquistados com luta, suor e sangue.

Documentos oficiais e extraoficiais, cartazes, cadernos, livros, matérias de uso artístico, objetos pessoais dos estudantes, objetos pessoais que estavam nos "achados e perdidos", entre outros.

Tudo isso jogado num canto como lixo. O desrespeito aos estudantes não tem limites.
Para além da autocracia endêmica desta atual gestão, a dilapidação do patrimônio do Grêmio Estudantil Primavera nos Dentes é um roubo sistemático aos direitos dos estudantes, e transformam o IFBA Camaçari num imenso lamaçal. Ou você ainda acredita que, do dia para a noite, a gestão ficou “boazinha” e que aprendeu a dialogar?

Quem tem o poder em suas mãos, não tem o direito de exercer, em seu próprio benefício, a autoridade que lhe é conferida pelas leis da república. As diretorias do IFBA Camaçari dizem seguir as leis, mas esquecem que estão ali como corpo gestor, recebendo um salário que NÓS PAGAMOS, para representar os interesses da comunidade.

Essa pratica da gestão compromete, mesmo que tivesse sido só isso (e isso não é só, e isso não é pouco).
Esse terrível quadro de anomalias praticadas pela gestão do IFBA Camaçari revela as gravíssimas consequências que derivam dessa aliança profana entre gestores e o poder público que lhe é conferido, em comportamentos que só fazem desqualif**ar e desautorizar a atuação das instituições de educação pública federais.

Deixamos aqui o questionamento ao Diretor Geral PRO TEMPORE do campus, e as diretorias de ensino e de administração sobre o ocorrido, ao tempo que solicitamos explicações a respeito dessa atitude e os motivos que os levaram a agir de forma desprezível. Ainda solicitamos publicamente explicações sobre o paradeiro das DUAS IMPRESSORAS que o grêmio recebeu como doação.

As impressoras NÃO SÃO PATRIMÔNIO DO IFBA, SÃO DOS ALUNOS E EXIGIMOS NOSSOS BENS DE VOLTA!

Até quando essa falta de respeito irá prevalecer? Até quando gestão irá se negar a ter uma democracia ao invés de agir com punho de ferro? Até quando irá recusar-se a compreender que rebelar-se é justo?

Atualmente o campus Camaçari se encontra sem uma chapa no grêmio, todavia sabemos que o grêmio é toda a comunidade estudantil, sem necessidade de uma chapa, e esse grêmio exige um esclarecimento da gestão por tais práticas. Até porque o material tem dono, e se tem dono, não há explicações para ser descartado dessa forma e não adianta alegar que posteriormente iria ser informado, pois já faz mais de um ano e alguns meses que a onda de atrocidades teve um início, e até agora o destino do material ainda não havia sido comunicado. Queremos respostas!

As imagens abaixo mostram a situação com a qual nos deparamos. A falta de respeito dessa gestão que não se abre ao diálogo. O movimento estudantil resiste. A anulação das expulsões e punições dos 19 alunos foi a prova de que a luta vale a pena. Vocês não vão nos intimidar mais.

“Estudantes, uni-vos!”
“Abaixo a ditadura!”

- Rafael Souza, com contribuição de J. P., T. A. e K. S.
Estudantes do IFBA Camaçari

Photos 23/12/2015

Nesse clima de fim de ano, época de relembrar, dizer palavras bonitas e presentear não poderíamos deixar de trazer à memória o Magnífico Reitor Renato. Esse que em seu primeiro ano de gestão marcou e transformou a cara do IFBA.

Uma das Instituições de maior excelência do estado, reconhecida pela tríplice do ensino, pesquisa e extensão deixou as revistas e periódicos científicos para estampar os notíciarios de greve, e denúncia de conservadorismo, machismo, autoritarismo e abuso de poder.

Não deixará a nossa memória esse gestor que de forma bastante similar ao do Dep. Eduardo Cunha fez bailar seus interesses autoritários e anti-democráticos nos instrumentos institucionais. Hoje, quando se fala de IFBA nas rodas de conversa entre educadores, movimentos sociais e sociedade civil, a conclusão que se tira é de total retrocesso. E tudo isso graças ao Magnífico que reúne todas as características contrárias a uma Instituição pública que se propõe democrática, inovadora e de excelência.

Exclusão de espaço virtual de discussão do Instituto, greve de 3 meses motivada pela falta de diálogo, expulsão/suspensão de 20 estudantes de excelência por ligação com o movimento estudantil, tentativa de controle dos corpos das mulheres, usando critérios de “roupa curta demais” para dificultar a sua entrada no instituto. Essas e outras inúmeras situações não serão esquecidas e nos ajudarão a construir em 2016 um movimento ainda mais forte de resistência.

Votos de luta!

“Ninguém tira o trono do estudar
Ninguém é dono do que a vida dá
E nem me colocando numa jaula
Porque sala de aula essa jaula vai virar”

Photos 06/12/2015

ATENÇÃO ESTUDANTES,

O movimento estudantil do IFBA vem convidar toda a comunidade para discutir sobre o novo aumento das passagens do transporte "publico". Sim, pois sabemos que não se trata de uma ferramenta publica controlada por nós, estudantes e trabalhadores. Não somos passageiros, somos clientes deste mercado que camufla seu real interesse que é o LUCRO. Está previsto o AUMENTO DA PASSAGEM EM 30 CENTAVOS (valor estimado) pro dia primeiro de Janeiro e nós não podemos aceitar calados mais esse disparate. Lembremos que os 30 centavos signif**am na realidade 60, uma vez que pegamos, no mínimo, dois ônibus por dia. Mas a novidade não para por aí, o tão polêmico metrô de Salvador irá começar a cobrar passagem em dezembro sem nem mesmo as obras terem sido terminadas.
O TARIFA ZERO SSA vai estar no campus Camaçari para construirmos juntos maneiras de BARRAR ESSE ASSALTO que atingirá de maneira violenta a classe trabalhadora e, por consequência, os estudantes. Tragam suas propostas e indignações para pensamos juntos em como os estudantes podem atuar neste momento. Que não esqueçamos da Revolta do Buzu de 2003 em que os secundaristas deram o tom as manifestações e que em junho de 2013 lutamos nas ruas de todo o Brasil por um transporte verdadeiramente publico.

Sempre abaixo e à esquerda!!

Photos 23/11/2015

Atenção estudantes do IFBA camous Camaçari!!!!

Photos 20/11/2015

Nota da Chapa Voz Ativa sobre o ocorrido no IFBA Valença.

Assembleia Estadual da ANEL 05/10/2015

Os estavam representados esse fim de semana da Assembleia Estadual da ANEL - Bahia, realizada na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, participando da Mesa "A Bahia em ebulição: lições das greves e lutas estudantis!”
Agradecemos o convite, assim como agradecemos a ANEL-BA por todo o apoio!

Photos 17/09/2015

Estudantes do IFBA Salvador organizam ato para amanha!!!

Oposição Combativa, Classista e Independente: SOLIDARIEDADE | Moção de apoio ao Grêmio do IFBA... 17/09/2015

"À esta e outras demonstrações do autoritarismo respondemos: Não aceitaremos, não nos calaremos! Se acham que somos apenas UM grêmio, UM Centro Acadêmico, verão que somos uma MASSA de estudantes na luta por melhores condições de vida e por livre expressão e organização! Somos o Movimento Estudantil! E exigimos:
- Reabertura da sala do Grêmio;
- Imediata reintegração dos 20 estudantes suspensos e expulsos;

Assina essa nota:
- Oposição de Resistência Classista – Trabalhadores em Educação DF e Entorno (Filiado ao FOB)
- Oposição Combativa, Classista e Independente ao DCE-Universidade Federal de Brasilia (Filiada à RECC/FOB)
- Comitê de Cultura e Luta – Planaltina/DF (Filiado ao FOB)"

Oposição Combativa, Classista e Independente: SOLIDARIEDADE | Moção de apoio ao Grêmio do IFBA... "(...) o ruído dos germes expandia-se num grande beijo.(...) Homens brotavam, um exército negro, vingador, que germinava lentamente nos sulcos da terra, crescendo para as colheitas do século futuro, cuja germinação não tardaria em fazer rebentar a terra." (Émile Zola, Germinal.)

Ato 10.09 na Reitoria do IFBA pelos 20 de Camaçari 11/09/2015

Onde avança o conservadorismo também avança uma juventude que não aceitar retroceder. Ontem, as vozes de estudantes, servidores e movimentos sociais se uniram para dizer um basta a gestão autoritária do Reitor Renato Anunciação no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Após um momento de analise de conjuntura na Reitoria e entrega de um documento contendo o apoio de todos os movimentos sociais organizados solicitando a revogação imediada das suspensões e expulsões, seguimos todos juntos em caminhada até a Praça do Campo Grande, manifestando nosso total repudio a gestão.
Agradecemos a presença dos campus presentes, representados por servidores e estudantes: Valença, Salvador, Simões Filho, Feira de Santana, Seabra, Santo Amaro e Camaçari. Os movimentos sociais organizados como o DCE da UFBA, Frente de Esquerda da UFBA, organizações estudantis da UNEB, MML, PSOL, PSTU, UNE, ANEL, Levante Popular da Juventude, UJC e tantos outros. São mais de 52 organizações mobilizadas e essa campanha só cresce.
Não nos calaremos e não retrocederemos.
Contra todo o autoritarismo e pelos 20 de Camaçari, seguiremos em luta!

10/09/2015

A INCOMPETÊNCIA ESCANCARADA

Ensino? Ensino?
A instituição burocrática nos oprimiu
Nos calou, silenciou e transferiu
a culpa para restos de cigarro de maconha que ninguém mais viu.
Foram os nossos gritos que incomodaram?
Serão só os vinte de Camaçari ou todos que se pronunciaram?
A guerra aqui não é contra a expansão sem qualidade ou a crise na educação
Aqui a guerra é instalada contra estudantes que disseram não!
Não a opressão e hierarquia consumada, não ao reitor que quebra porta e diz “sou contra a evasão generalizada”
Evasão de quem mesmo, senhor Reitor? Do preto pobre sem assistência pedagógica ou do estudante que ocupou?
Ocupou sua sala e sua zona de conforto. Viemos aqui para defender todos que não aceitaram o suborno
Subornos da gestão que prioriza máquinas que só dizem sim. Somos os netos da ditadura e resistimos até o fim.
O referencial é igual ao de quem mesmo?
Ao governo omisso a nossa juventude ou aos movimentos sociais que não aceitam qualquer vintém?
Se for ao governo, PA-RA-BÉNS!
NÃO REGULARIZAM A LEGALIZAÇÃO DAS DR**AS, o tráfico agradece.
NÃO REGULAMENTAM O AB**TO, mais uma mulher morta sem prece.
APROVAM A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, medida higienista
REDUZ OS DIREITOS TRABALHISTAS, mas somos todos malditos marxistas
Quem são vocês? PROFESSORES QUE ESTÃO EM CARGO, mas não o são.
QUEM SOMOS NÓS? CIDADÃOS HISTÓRICO-CRÍTICOS PELO QUAL CRIARAM AVERSÃO.
Em Camaçari foram vinte, mas no total somos muitos.
Façam suas contas, quem se pronunciar levará um processo ou será expulso?
Aqui nada se revolve, tudo se transfere.
Se o problema for psicológico, convida-se o estudante a se retirar.
Se o problema for o intelecto crítico, formem uma comissão, vamos os expulsar;
Expulsar, suspender, qual diferença faz?
A lógica da instituição em falência não nos suporta mais.
Não suporta mais porque nos educaram.
Aplauso aos professores que nos ensinaram a questionar.
Aqui estamos juntos simplesmente para poder falar!
Falar nessa poesia tudo que está entalado na garganta.
Dizer que se o problema é o uso de dr**as, vamos fazer um debate honesto e com relevância
Relevância social, econômica e política. Trazer o ponto de vista pedagógico que supostamente essa escola valoriza
Expulsar é a solução? A muita isso aqui está deixando de ser um centro de educação.

Mas, para terminar, vamos cantar:
APESAR DE VOCÊ
AMANHÃ HÁ DE SER
OUTRO DIA
EU PERGUNTO A VOCÊ
ONDE VAI SE ESCONDER
DA ENORME EUFORIA
COMO VAI PROIBIR
QUANDO O GALO INSISTIR EM CANTAR
ÁGUA NOVA BROTANDO
E A GENTE SE ARMANDO DE ARGUMENTOS SEM PARAR

- Aluna do IFBA campus Salvador

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Salvador?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Endereço

Av. Araújo Pinho, 39 - Canela, Salvador - BA
Salvador, BA
40110150