15/02/2016
DENUNCIA!!!!!!!!
"Art. 1º - Aos estudantes dos estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus f**a assegurada a organização de Estudantes como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais." (Lei Federal 7.398/1985)
Não é novidade que os estudantes do IFBA campus Camaçari sofreram ataques diretos contra seus direitos. A gestão autocrática do IFBA, além de retaliar, perseguir e punir de forma esdrúxula, nos traz mais duas "bombas":
1 - A sala que pertencia ao grêmio estudantil, e que foi interditada (sic), foi reaberta! Agora funcionando o setor de "nutrição" do campus de Camaçari;
Você sabia? Muito menos nós!
Até aí "tudo bem", né?! E não sendo suficiente, nos trouxeram mais um presente!
2 - Encontramos, nada mais, nada menos, que todos os pertences do grêmio, que estavam trancados na antiga sala sem que pudéssemos ter acesso e recolher NOSSOS bens, dentro de grandes sacos pretos (S**O DE LIXO, para não usar eufemismo!) jogados embaixo da pia do banheiro do refeitório do campus.
BUUUM!!
A desfaçatez não tem tamanho. Por traz de um discurso de incentivo a formação do cidadão histórico-crítico e de seguir a legalidade, se esconde as mais obscuras mazelas que um corpo gestor da administração pública direta pode ter.
Após inúmeras tentativas de minar a organização dos que se opuseram a sua gestão. Após inúmeras tentativas de silenciar, amedrontar e retaliar a categoria estudantil. Após praticas autoritárias, autocráticas, abusivas, repressivas e ditatoriais. Após suspender e expulsar 19 estudantes ILEGALMENTE, a gestão do retrocesso ataca novamente direitos outrora conquistados com luta, suor e sangue.
Documentos oficiais e extraoficiais, cartazes, cadernos, livros, matérias de uso artístico, objetos pessoais dos estudantes, objetos pessoais que estavam nos "achados e perdidos", entre outros.
Tudo isso jogado num canto como lixo. O desrespeito aos estudantes não tem limites.
Para além da autocracia endêmica desta atual gestão, a dilapidação do patrimônio do Grêmio Estudantil Primavera nos Dentes é um roubo sistemático aos direitos dos estudantes, e transformam o IFBA Camaçari num imenso lamaçal. Ou você ainda acredita que, do dia para a noite, a gestão ficou “boazinha” e que aprendeu a dialogar?
Quem tem o poder em suas mãos, não tem o direito de exercer, em seu próprio benefício, a autoridade que lhe é conferida pelas leis da república. As diretorias do IFBA Camaçari dizem seguir as leis, mas esquecem que estão ali como corpo gestor, recebendo um salário que NÓS PAGAMOS, para representar os interesses da comunidade.
Essa pratica da gestão compromete, mesmo que tivesse sido só isso (e isso não é só, e isso não é pouco).
Esse terrível quadro de anomalias praticadas pela gestão do IFBA Camaçari revela as gravíssimas consequências que derivam dessa aliança profana entre gestores e o poder público que lhe é conferido, em comportamentos que só fazem desqualif**ar e desautorizar a atuação das instituições de educação pública federais.
Deixamos aqui o questionamento ao Diretor Geral PRO TEMPORE do campus, e as diretorias de ensino e de administração sobre o ocorrido, ao tempo que solicitamos explicações a respeito dessa atitude e os motivos que os levaram a agir de forma desprezível. Ainda solicitamos publicamente explicações sobre o paradeiro das DUAS IMPRESSORAS que o grêmio recebeu como doação.
As impressoras NÃO SÃO PATRIMÔNIO DO IFBA, SÃO DOS ALUNOS E EXIGIMOS NOSSOS BENS DE VOLTA!
Até quando essa falta de respeito irá prevalecer? Até quando gestão irá se negar a ter uma democracia ao invés de agir com punho de ferro? Até quando irá recusar-se a compreender que rebelar-se é justo?
Atualmente o campus Camaçari se encontra sem uma chapa no grêmio, todavia sabemos que o grêmio é toda a comunidade estudantil, sem necessidade de uma chapa, e esse grêmio exige um esclarecimento da gestão por tais práticas. Até porque o material tem dono, e se tem dono, não há explicações para ser descartado dessa forma e não adianta alegar que posteriormente iria ser informado, pois já faz mais de um ano e alguns meses que a onda de atrocidades teve um início, e até agora o destino do material ainda não havia sido comunicado. Queremos respostas!
As imagens abaixo mostram a situação com a qual nos deparamos. A falta de respeito dessa gestão que não se abre ao diálogo. O movimento estudantil resiste. A anulação das expulsões e punições dos 19 alunos foi a prova de que a luta vale a pena. Vocês não vão nos intimidar mais.
“Estudantes, uni-vos!”
“Abaixo a ditadura!”
- Rafael Souza, com contribuição de J. P., T. A. e K. S.
Estudantes do IFBA Camaçari