O CAUEBA vem a público manifestar repúdio à conduta antidemocrática e de má-fé praticada por integrantes da Comissão Eleitoral e da Chapa 1 durante o primeiro dia de votação para o DCE na EBA.
Na ocasião, a mesa receptora contava com uma mesária independente, gestora de nosso centro acadêmico, e duas fiscais das chapas 1 e 2. Três pessoas ligadas à UJS e à chapa 1 alegaram falsamente que a Comissão Eleitoral tinha o poder de declarar o fechamento da urna sob a justificativa de ausência de eleitores e suposta incompetência da mesária.
(1) A Comissão Eleitoral não tem poder nenhum para fechar uma urna. Essa atribuição é única e exclusiva da mesa receptora.
(2) Ao contrário do alegado por eles, a mesária era independente e não era vinculada à UJS, tampouco à Chapa 1, e conduzia os trabalhos com normalidade, sem irregularidades.
(3) As alegações de que não havia “uma alma viva” no local são falsas e refletem a a ignorância de pessoas que desconhecem a realidade da Belas Artes e não circulam em nosso campus.
Aproveitando-se do desconhecimento da mesária sobre sua própria autonomia, os envolvidos induziram-na a fechar a urna alegando que "a Comissão Eleitoral precede qualquer instância" (uma mentira) e, sem qualquer respaldo regimental, tentaram e conseguiram retirar o urna do local. A fiscal da Chapa 2 precisou intervir correndo para impedir que a urna fosse levada, sem sucesso.
A orientação dada pelos envolvidos foi que, caso houvesse contestação, a mesária e a fiscal de oposição deveriam recorrer à Comissão Eleitoral (da qual eles próprios fazem parte). Isso é um absurdo.
A Comissão afirmou de forma intimidadora e autoritária uma invenção, em um jogo político desleal e desonesto; ao mesmo tempo, que fechou o caminho para qualquer questionamento e resolução justa.
>>>>>> Continua no comentário fixado
Caueba - UFBA
centro acadêmico unificado da escola de belas artes - ufba
o caueba é composto por alunos dos cursos de artes plásticas, design, licenciatura em desenho e plástica e design de interiores da escola de belas artes da ufba
O CAUEBA vem a público manifestar repúdio à conduta antidemocrática e de má-fé praticada por integrantes da Comissão Eleitoral e da Chapa 1 durante o primeiro dia de votação para o DCE na EBA.
Na ocasião, a mesa receptora contava com uma mesária independente, gestora de nosso centro acadêmico, e duas fiscais das chapas 1 e 2. Três pessoas ligadas à UJS e à chapa 1 alegaram falsamente que a Comissão Eleitoral tinha o poder de declarar o fechamento da urna sob a justificativa de ausência de eleitores e suposta incompetência da mesária.
(1) A Comissão Eleitoral não tem poder nenhum para fechar uma urna. Essa atribuição é única e exclusiva da mesa receptora.
(2) Ao contrário do alegado por eles, a mesária era independente e não era vinculada à UJS, tampouco à Chapa 1, e conduzia os trabalhos com normalidade, sem irregularidades.
(3) As alegações de que não havia “uma alma viva” no local são falsas e refletem a ignorância de pessoas que desconhecem a realidade da Belas Artes e não circulam em nosso campus.
Aproveitando-se do desconhecimento da mesária sobre sua própria autonomia, os envolvidos induziram-na a fechar a urna alegando que "a Comissão Eleitoral precede qualquer instância" (uma mentira) e, sem qualquer respaldo regimental, tentaram e conseguiram retirar o urna do local. A fiscal da Chapa 2 precisou intervir correndo para impedir que a urna fosse levada, sem sucesso.
A orientação dada pelos envolvidos foi que, caso houvesse contestação, a mesária e a fiscal de oposição deveriam recorrer à Comissão Eleitoral (da qual eles próprios fazem parte). Isso é um absurdo.
A Comissão afirmou de forma intimidadora e autoritária uma invenção, em um jogo político desleal e desonesto; ao mesmo tempo, que fechou o caminho para qualquer questionamento e resolução justa.
>>>>>>> Continua no comentário fixado
11/06/2026
Eleições de DCE!
Dia 15 e 16, ocorrem eleições para o diretório central dos estudantes.
Em compromisso com nossa democracia universitária, o centro acadêmico promoveu um debate eleitoral entre as chapas candidatas!
Pela participação da escola de belas artes neste momento que define os rumos do movimento estudantil em nossa universidade, o CAUEBA incentiva seus estudantes a conhecer, debater e votar, enquanto nos comprometemos ao dever em construir vias para a participação de nossa comunidade neste processo democrático.
De que importa o voto dos estudantes nas eleições para a reitoria da UFBA?
Em 30 de março de 2026, a lista tríplice foi extinta no Brasil e, assim, a UFBA se tornou a primeira universidade do país a adotar eleições diretas para reitor, sem interferência do Presidente da República.
As votações acontecem nos dias 20 e 21 de maio, e três categorias têm direito a voto: técnicos, professores e estudantes. Cada categoria tem 1/3 de peso nos votos — mas isso só se mantém com participação.
E que espaço têm os estudantes nessa eleição?
Quanto mais estudantes votam, maior nossa força. Quando poucos participam, nossa voz diminui.
Informe-se, participe e vote. Demonstremos a verdadeira força do corpo estudantil para as decisões de nossa universidade.
— Centro Acadêmico Unificado da Escola de Belas Artes,
Gestão Yêdamaria.
05/05/2026
📢 ASSEMBLEIA GERAL ESTUDANTIL 📢
Convocação para a primeira Assembleia Geral Estudantil da gestão Yêdamaria. Nessa primeira assembleia iremos tratar sobre a votação de representação estudantil e a apresentação do programa da chapa.
📅 11 de maio(segunda-feira)
⏰ 14h
📍 Local: Salão Nobre da Escola de Belas Artes
💻 Formato híbrido - link será disponibilizado no dia
Sua participação é essencial para fortalecer o coletivo 🤝
Até lá!
15/04/2026
VITÓRIA DA CHAPA YEDAMARIA!
Com 76 votos, a Chapa YEDAMARIA é eleita para a gestão do Centro Acadêmico Unificado da Escola de Belas Artes no ano de 2026.
Parabenizamos todes es integrares e desejamos uma gestão de lutas significativas e avanços.
À comunidade estudantil, responsável por eleger a chapa, agradecemos a participação e esperamos que vocês permaneçam vigilantes e continuem buscando por melhorias.
Obs.: a chapa YEDAMARIA pôde ser eleita, pois, segundo o Estatuto, “em caso de eleição com chapa única, esta será proclamada vencedora quando obtiver um mínimo de trinta por cento de assinaturas recolhidas pela comissão eleitora de acordo com o disposto no Artigo 28, e no Artigo 32, inciso 2.”
06/04/2026
Confira os integrantes da única chapa inscrita para a nova gestão do CAUEBA.
Mesmo sendo chapa única, o processo eleitoral permanece.
Fiquem atentes para saber sobre todas as propostas da
YEDAMARIA!
Boa sorte para a chapa!
*Publicação retificada
06/04/2026
Confira os integrantes da única chapa inscrita para a nova gestão do CAUEBA.
Mesmo sendo chapa única, o processo eleitoral permanece.
Fiquem atentes para saber sobre todas as propostas da
YEDAMARIA!
Boa sorte para a chapa!
06/04/2026
Confira os integrantes da única chapa inscrita para a nova gestão do CAUEBA.
Mesmo sendo chapa única, o processo eleitoral permanece.
Fiquem atentes para saber sobre todas as propostas da YEDAMARIA!
Boa sorte para a chapa!
02/04/2026
O QUE O ESTATUTO DO CAUEBA DIZ SOBRE AS ELEIÇÕES?
Atendendo a pedidos, disponibilizamos o capítulo sobre as eleições através deste publicação.
Atentem-se aos artigos!
Em caso de dúvidas, enviem para o e-mail: [email protected]. Responderemos assim que possível!
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.
Localização
Entre em contato com a escola/colégio
Site
Endereço
Salvador, BA
40.110-150
Horário de Funcionamento
| Segunda-feira | 08:00 - 18:00 |
| Terça-feira | 08:00 - 18:00 |
| Quarta-feira | 08:00 - 18:00 |
| Quinta-feira | 08:00 - 18:00 |
| Sexta-feira | 08:00 - 18:00 |