Danilo Bianchi e Eziel Duarte, professores da rede estadual de São Paulo e militantes do Educação em Combate e da CST/UIT-QI prestam seu apoio a ocupação da reitoria da USP e denunciam o cerco e tentativas de intimidação do movimento. Na luta se conquista as pautas!
Educação em Combate
Agrupamento nacional de profissionais da educação com o objetigo de mobilizar e organizar as lutas da categoria.
08/05/2026
Professoras e professores da E.E Heróis da FEB (São Paulo/Brasil) fortalecem a campanha pela liberdade imediatamente de e
Na reunião de conselheiros da Apeoesp desta terça, 6/5, o Educação em Combate, por meio da professora Lorena Fernandes, defendeu uma moção pela libertação imediata de Thiago Ávila e Saif. Cobramos que o sindicato entre com força nessa luta, incorpore a campanha contra a condenação de Zé Maria e denuncie as intimidações judiciais contra José Genoíno.
Abaixo ao PL de Tabata Amaral, que criminaliza a defesa do povo palestino e o combate ao nazi-sionismo.
Dia 16/05 é o ato da Nakba em São Paulo. A Apeoesp também precisa estar presente e fortalecer essa mobilização.
05/05/2026
Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro |
“GAIR”, gerência de busca ativa de alunos, ou gerência de assédio contra direções e professores?
No mês de abril de 2026 os trabalhadores da educação das escolas da rede municipal do Rio foram atacados pela “nova gerência GAIR” da gestão Eduardo Paes / Eduardo Cavaliere, Ferreirinha/Hugo Nepomuceno.
Os ataques consistem em cobranças excessivas de tarefas online pela manhã a tarde e a noite, fora do horário de trabalho a diretores e professores, desrespeitando os trabalhadores, mesmo sabendo que a prefeitura não enviou as escolas o suporte para trabalho, como computadores para realização do diário 3.0 em tempo real na sala de aula, e internet funcionando com eficiência de 100% nas escolas.
Além da falta de suporte para trabalho nas escolas, persiste a ineficiência do sistema sme 3.0, que a mais de 14 anos gerou indignação e mobilização da categoria, reuniões com a prefeitura do Rio, e uma circular do SEPE/Rafael Parente SME, que determinava ser desejável, mas não obrigatório o uso do sistema por professores onde não tivesse suporte, e enquanto houvesse falhas a serem corrigidas no sistema 3.0 sme.
A circular, fruto da luta da categoria e sindicato SEPE contra o assédio e falta de estrutura de trabalho, acordada com a SME RJ em 2012 continua vigente até hoje, já que a ineficiência do 3.0 sme não foi solucionada, mesmo com os gastos milionários de verbas da educação nesse sistema durante esses 14 anos.
(Continua nos comentários)
Nesta terça-feira, 28/03, o Educação em Combate marcou presença na Assembleia da Apeoesp, defendendo a unificação das lutas contra os ataques do governo Tarcísio.
A mobilização da categoria arrancou uma pequena vitória: foi adiada a votação do PL 1316 na ALESP. Em nossa intervenção, defendemos que é preciso seguir e avançar na luta, e que o caminho é o da unificação, com a construção de uma coordenação comum dessas mobilizações — unificando processos como a greve vitoriosa dos servidores da USP e a greve dos servidores do município, recem-deflagrada. Com essa unidade sera possível derrotar para valer Tarcísio e a extrema-direita.
Nesse mesmo sentido, na fala de Lorena Fernandes, afirmamos que seria importante também construir um 1º de maio unitário, sem patrões e sem governos, se apoiando nas lutas como a greve dos técnicos das federais e para enterrar de vez a escala 6x1.
6° Congresso Nacional da CSP CONLUTAS
Confira a intervenção de Gabriel Campos, trabalhador da Educação de Contagem-MG no congresso da CSP-Conlutas.
Defendemos a unidade das lutas em curso no país, unificando os diversos movimentos sociais que estão mobilizados contra os ataques de governos e patrões. Que saíamos do Congresso com um vasto calendário de mobilização unificada, que dê conta dos desafios impostos para os trabalhadores e a juventude.
Saudamos as greves dos servidores das universidades; das federais contra os ataques de Lula/Alckmin, como também da USP contra Tarcísio.
Mirar no exemplo dos povos indígenas da Amazônia, que derrotaram a privatização dos rios e reforçaram que a única opção da nossa classe é a luta, seja contra os governos de conciliação de classes ou os da extrema direita.
6° Congresso Nacional da CSP CONLUTAS
Intervenção do companheiro Lisandro Bessa, oposição no SEPE-RJ diretor da regional 5 e militante do nosso coletivo.
Pra enfrentar a crise no Estado do Rio de Janeiro é preciso ter ações de luta com a nossa classe.
Intervenção da professora Lorena Fernandes do Educação em Combate. É preciso avançar na mobilização da categoria e unificar a luta para derrotar Tarcísio, Feder e a extrema direita. Essa é a nossa batalha, todos e todas a Assembleia no MASP às 16h.
06/04/2026
Vamos debater a situação do Rio de Janeiro, apoiar a greve da UERJ e preparar a paralisação unificada da rede estadual e municipal do Rio de 09/04
Bora 🔥🔥🔥
19/03/2026
Em São Paulo, Tarcísio e Feder estão preparando um ataque maior, querem com a reforma administrativa legalizar parte de suas resoluções autoritárias.
Passe para o lado e entenda alguns pontos da reforma.
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.
Localização
Entre em contato com a escola/colégio
Telefone
Site
Endereço
São Paulo, SP
01045-903