06/05/2021
Só vem, gente querida!
O "Sementes de Boabá" celebra a vida e o legado de Sandro Lopes, nosso diretor!
As atividades se iniciam em 08 de maio, data em que o artista completaria 42 anos.
Todes sejam bem-vindes ao evento Sementes de Baobá, pensado para homenagear, enaltecer e dar continuidade ao legado do designer, animador, ilustrador, cineasta e professor fluminense Sandro Lopes (1979-2021), que faleceu há um mês em decorrência da Covid-19.
Filho de Ivaldo, natural de Alagoas, e Gracina Maria, nascida na Bahia, companheiro de Flávia e irmão de Somaya e Jobson. Sandro foi também um dos idealizadores do movimento Nyama Animação Negra Africana e Afrodiaspórica.
Na data que seria o dia de seu aniversário, 8 de maio, celebramos a vida dele com transmissão do bate-papo intitulado “A Trajetória de Sandro Lopes”, live com os amigos e parceiros de trabalhos Renato Nogueira, Rui de Oliveira e Patrícia Alves Dias, com mediação de Adriano Cipriano, animador e co-fundador do Nyama Animação Negra.
Dia 8 de maio às 19h na plataforma
Conheça nosses convidades:
RENATO NOGUERA
Renato Noguera é doutor em Filosofia, Professor da UFRRJ, ensaísta, roteirista e dramaturgo
PATRICIA ALVES DIAS
Patricia Alves Dias é cineasta premiada, mestra em educação pela UERJ e atua como criadora e produtora de filmes para/com crianças e jovens.
RUI DE OLIVEIRA
Pioneiro na animação, Rui de Oliveira ganhou diversos prêmios ao longo de sua extensa trajetória. Além de fazer animações para a televisão e o cinema, é também um dos maiores nomes na ilustração de literatura infanto-juvenil
ADRIANO CIPRIANO
Adriano Cipriano, sócio pelo Estúdio Roncó, produtora de animação afrocentrada e co-fundador do Nyama Animação Negra
25/05/2020
25 DE MAIO - DIA DE ÁFRICA!!!
"O LÁ E O AQUI" festeja esse dia como mais uma forma para promover o reconhecimento da importância da interseção da história e da cultura africana com a história brasileira e promover a reflexão sobre questões importantes para o povo negro.
O dia de hoje é exaltado como um dia de conquista e reflexão ao povo negro, é a comemoração do Dia de África ou Dia de Libertação da África.
A data refere-se ao dia em que 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Addis Abeba, Etiópia, no ano de 1963. Este encontro teve como objetivo defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid.
O dia também tem um profundo significado da memória coletiva dos povos do continente e demonstra o objetivo comum de unidade e solidariedade dos africanos na luta pelo desenvolvimento econômico do continente.
A data é considerada como o ponto de partida do desejo de uma África livre, com seus governos, sonhos, desenvolvimento e progresso.
Se inscreva no canal para assistir o documentário:
https://www.youtube.com/channel/UC6R0zFBkbHiLsaj69X6tMcQ
Curta nossa página:
https://www.facebook.com/olaeoaqui
24/03/2020
Uma pandemia em curso e não vemos a mídia falando da situação em África... Mas se eles não falam, NÓS falaremos!!
Quer saber também?
Cola no insta da MODASH!!!
https://www.instagram.com/modash_modafrobrasileira/?hl=pt-br
Hoje, 24/03 às 18:30 !!!!
Aproveite esse período de quarentena e assista o documentário “O lá e o aqui”.
https://www.youtube.com/watch?v=LnNOKkkQuxQ
18/03/2020
AGORA VOCÊ JÁ TEM ACESSO AO DOCUMENTÁRIO "O LÁ E O AQUI" NA SUA CASA!!!
Desde 17 de março o filme foi liberado, através do canal do Youtube, em mais uma ação da Agenda oficial da Campanha 21 DIAS DE ATIVISMO SOBRE O RACISMO.
Atendendo a pedidos, a obra agora poderá ser assistida em sua casa, na sua sala de aula, em seu cineclube.
Se inscreva no nosso Canal no link http://bit.ly/38gh6Rz
ACESSE O FILME NO LINK https://www.youtube.com/watch?v=LnNOKkkQuxQ
O documentário “O lá e o aqui” ouve estudantes estrangeiros que vieram ao Brasil com o objetivo de complementarem seus estudos e pesquisas. Jovens oriundos de diversos países do Continente Africano que se lançaram numa aventura em terras brasileiras. Longe de seus hábitos, costumes, valores, familiares e de suas redes de proteção; depositaram sonhos, expectativas, energias em um Brasil idealizado. Os registros incidem sobre o “mito da democracia racial”, o qual, apesar do reconhecimento do racismo na sociedade brasileira, persiste trazendo inúmeras contradições para um projeto antirracista no Brasil.
O lá e o aqui, dir. Sandro Lopes, 22’, documentário, Brasil, 2017
26/11/2019
A convite do Sindicato dos Servidores do IBGE, os professores Sandro Lopes, Mari Gomes e Ricardo Janoario, diretor e roteiristas respectivamente, estão na sede da empresa na Avenida Chile.
Uma satisfação imensa de exibir o documentário e conversar sobre práticas antirracistas neste mês da Consciência Negra!
Agradecemos por este espaço!
22/11/2019
"O lá e o aqui" no Colégio Estadual Walter Orlandini, em São Gonçalo - RJ.
Orgulho máximo desta juventude que recebeu o diretor Sandro Lopes e a produtora Flávia Lopes para uma manhã animada com exibição e bate-papo sobre questões raciais.
Obrigado ao corpo docente por este espaço para ampliar este debate fundamental.
Nossa gratidão!
♡
01/09/2019
FOMOS SELECIONADOS PARA A 1º MOSTRA AFROCINE!
O documentário "O lá e o aqui" participará da mostra audiovisual do III COPENE SUDESTE, o evento apresenta formas cinematográficas que dialogam com o debate de raça e classe.
Venham! O Copene acontecerá de 24 a 26 de setembro em Vitória, Espírito Santo.
https://www.copenesudeste2019.abpn.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=716
https://www.facebook.com/olaeoaqui/
22/08/2019
Estamos na Rural, felizes pela oportunidade de debater estratégias anti-racistas!
(Re)sistir e existir!
Pensar o nosso estar no mundo!
Elaborar pedagogias outras!
Pulsar!