Um dos diagnósticos mais comuns da dermatologia, como a acne, também pode ser o início de um cuidado mais profundo e estratégico com a pele ✨
Atendi uma paciente em que, além do início do tratamento clínico individualizado da sua acne, também estruturamos uma estratégia para melhora da qualidade da pele e estímulo de colágeno.
Nesse caso, a associação entre bioestimulador e o Laser Acroma foi pensada para atuar em firmeza, viço, textura e hiperpigmentação da pele 🤍
Eu sempre reforço que cada paciente que acompanho possui necessidades específ**as e a avaliação em consulta é fundamental para definirmos a melhor conduta para cada caso.
Escolha a sua médica dermatologista para acompanhar a saúde da sua pele de forma completa🧡
MenTore-C
A essência desse curso está em seu próprio nome: Mentore-C.
Médica Residente de Dermatologia pelo IMIP , jornalista formada pela UFPE e mentora da jornada de estudos de vários alunos que estão se preparando para concursos nos últimos três anos.
Entre um atendimento e outro, existe algo que não aparece no vídeo: a construção do raciocínio dermatológico. ✨
Neste caso, a escolha foi associar duas abordagens que se complementam com precisão:
🧬Bioestimulador de colágeno injetável: é um tratamento que estimula colágeno de forma progressiva, melhora a firmeza e a qualidade de pele, além de devolver sustentação à pele ao longo do tempo.
💉Toxina botulínica (terço superior + inferior): suaviza linhas, abre o olhar, refina o contorno facial e, nesse caso, também tratamos o bruxismo, reduzindo a força muscular e trazendo mais conforto funcional à paciente.
Nada é feito de forma isolada.
Cada decisão considero anatomia, queixa, momento e expectativa do paciente.
No consultório, a dermatologia acontece nesse detalhe: o cuidado em indicar, executar e acompanhar o cuidado da sua pele com sua médica dermatologista🧡
Se faz sentido para você, posso te explicar como isso se aplica ao seu caso.
Entre em contato comigo. 📥
Agende sua consulta⤵️
—
Dra. Tatiana Callado
CRM 31968 | RQE 19193
Hoje foi dia de receber o meu RQE em Dermatologia. 🩺✨
Mais que um título, é um compromisso com formação, ética e segurança do paciente.
Antes de marcar uma consulta, existe algo que você deveria checar: há um registro público, o RQE, que valida se o médico é realmente especialista de determinada área da medicina.
É simples de consultar e pode fazer diferença na sua escolha. Te explico melhor no vídeo.
Feliz e honrada em seguir nessa jornada como médica dermatologista.🧡
Vou compartilhar com vocês meu kit onboarding da Dermato Medway 📦🩵
Ferramentas que fazem parte da minha preparação para a prova de título e que também fazem parte da forma como eu acredito que se deve estudar.
Entre elas, um dos métodos que mais gosto: flashcards para revisão ativa de dermatopatologia.
Práticos, dinâmicos e perfeitos para revisar mesmo nos dias mais cansativos.
Porque estudar melhor sempre começa com método e as ferramentas certas. Vamos pra cima💪🏽📚
Mais um mês começou.
O estudo transformou a minha vida e foi o caminho que me levou até a residência médica de dermatologia.
E não foi porque eu era a melhor. Foi porque aprendi a estudar com direção, constância e estratégia.
Hoje, como médica dermatologista, eu ensino exatamente isso dentro da MenTore-C: aulas, planilhas e metas mensais para ajudar você a construir seu próprio caminho nos estudos.
✅As metas de estudo de março já estão disponíveis na plataforma.
Clareza no plano.
Constância na execução.
Comece agora.
🔗 Você encontra o seu acesso da MenTore-C na bio.
26/02/2026
Médica dermatologista pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
Cerimônia realizada na instituição que me formou médica na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
Uma forma linda e emocionante de encerrar o ciclo da residência médica. Na minha história, os caminhos da vida vão sempre se conectando, unindo passado, presente e futuro. Acredito imensamente no poder de viver as experiências de vida sempre conectados ao coração. Ele sempre sabe por onde devemos ir. E, quando deixamos ele comandar nossos passos, as conexões vão surgindo e os signif**ados se revelam.
No momento em que saí do internato da FPS no IMIP, eu disse: “isso é apenas um até logo”. E, assim, foi.
Retornei para casa onde me acolheu. No lugar onde acompanhei minha mãe, quando criança, no ambulatório de pediatria em seu trabalho. Os corredores eram já conhecidos de longa data. Vários funcionários que me conheciam de pequena, pude reencontrar agora como médica e até atendê-los no ambulatório.
Escolhi a medicina porque percebi que o prazer de fazer a diferença na vida de uma pessoa, no cuidado e na saúde dela, não é apenas recompensador. É dignif**ante. É entrega de algo que só o humano pode trocar e sentir. Nenhuma IA vai ser capaz de substituir.
A dermatologia ressignificou a medicina para mim.
Com seu vasto arsenal de diagnósticos, que todo residente de dermato f**a, apaixonado, depois preocupado e, logo em seguida, motivado a estudar, a entender, a ampliar seu repertório, um desafio diário que nos tira sempre da zona de conforto.
Nenhum médico se torna residente de dermatologia por acaso. As vagas são escassas e a concorrência é extremamente qualif**ada. É um concurso difícil que demanda abdicação, estudo intenso e entrega total. Mas digo: lutar pela sua vaga na residência vale a pena.
Mas ninguém chega a essa conquista sozinho. Tive o privilégio de ter meus pais, meu marido, minha irmã e família ao meu lado. Essa conquista também é de vocês, serei eternamente grata pelo apoio e afeto constantes.
Concluo um ciclo repleto de histórias e pessoas especiais. Gratidão, IMIP, você me formou médica e agora dermatologista. Que um novo ciclo se inicie💚✨
23/02/2026
Apresentação oficial do meu Trabalho de Conclusão de Residência em Dermatologia. 🧡
Ao longo desses três anos, tive o privilégio de caminhar ao lado de pessoas que me ensinaram muito além da dermatologia: ensinaram responsabilidade, olhar clínico, ética e compromisso com o cuidado ao paciente.
Gratidão à minha orientadora , à minha coorientadora Dra Carmina e a todos os preceptores que fizeram parte dessa trajetória e contribuíram diretamente para minha formação como médica e ser humano.
Este trabalho nasceu do desejo de transformar conhecimento em prática. A elaboração de um protocolo de atendimento para pacientes com micose fungoide (o linfoma cutâneo primário mais comum) foi construída com o objetivo de organizar, sistematizar e fortalecer o cuidado diário no ambulatório de dermatologia do IMIP, um espaço que marcou profundamente minha formação.
Nada disso faria sentido sem o apoio de quem caminha comigo fora do hospital. Ter minha família presente hoje tornou esse momento ainda mais especial e cheio de signif**ado. Eles sabem o quão desafiadora e recompensadora essa jornada é para mim.
Hoje celebro não apenas uma apresentação, mas tudo o que ela representa: horas de estudo, dúvidas, revisões, crescimento e a certeza de que o conhecimento só ganha valor quando é compartilhado e aplicado para melhorar o cuidado com as pessoas.
Entre ciência, pessoas e propósito, sigo construindo o caminho que sempre sonhei e acredito.🌿✨
11/02/2026
Se eu tivesse que começar a estudar para a residência hoje, eu não começaria pelo conteúdo.
Eu começaria pela forma de estudar.
Porque foi isso que mudou a minha preparação.
Te mostro os seis passos que eu seguiria para construir constância na minha jornada desde o início.
➡️Se você quiser conhecer melhor o meu método, comenta EU QUERO que eu te envio uma aula exclusiva da MenTore-C que pode mudar a sua preparação.
05/02/2026
Hoje é Dia do Dermatologista.🧡
E nesse dia 05/02/2026, apresentei meu Trabalho de Conclusão de Residência.
Depois de três anos intensos de residência, apresentei um protocolo de atendimento para pacientes com micose fungoide, um tipo de linfoma cutâneo primário, o mais prevalentes de todos, no ambulatório de dermatologia.
Um trabalho construído com ciência, prática, responsabilidade e muito empenho nas últimas semanas.
Atendi muitos pacientes com essa doença durante a residência e fui me interessando cada vez mais em entendê-la. Decidi fazer estágio clínico no HC da USP para aprender com quem mais estuda e faz pesquisa nessa área. Me aprofundei e entendi que a criação de um protocolo pode trazer uma maior clareza para a conduta médica, integração de especialidades e, com isso, o cuidado e vigilância clínica do paciente só tendem a melhorar.
Apresentei o protocolo para quem vive o ambulatório comigo.
Foi daqueles momentos que confirmam: é aqui que faz sentido.
Esse último slide da apresentação já diz tudo: gratidão a tudo que a residência me proporcionou, especialmente as amizades com meus R= e R-, com R de outros serviços, assim como pelos aprendizados com preceptores e funcionários queridos.
Nada é por acaso. Sete anos atrás, em 2019, ainda como estudante de medicina, com incentivo da minha orientadora para encarar o desafio, apresentei meu TCC de medicina no Congresso de Oncologia de Portugal, onde pude receber o prêmio de melhor trabalho na categoria. Um marco de que a estrada estava na direção correta com os ensinamentos que o jornalismo havia me dado.
Hoje, encerro minha residência unindo exatamente os pilares da dermatologia com a oncologia, junto à hematologia. Agora com maturidade clínica e propósito ainda mais claro.
E se tem algo que atravessa tudo isso, é a comunicação.
Comunicar ciência.
Organizar conhecimento.
Transformar informação em cuidado.
Ensinar. Compartilhar. Traduzir o complexo.
Ser dermatologista, pra mim, nunca foi só sobre pele.
É sobre gente.
É sobre olhar atento.
É sobre integrar áreas, histórias e saberes.
Hoje, no Dia do Dermatologista, celebro não só um título mas uma trajetória que começou muito antes dele. ✨
30/12/2025
Reflexão necessária.
Encontre uma pausa e faça a sua.
Seguiremos juntos.
Contem comigo para aprender, ajustar as velas e evoluir em 2026. ✨
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.
Localização
Categoria
Endereço
51021360