Raquel Gonçalves - Midwife

Estás grávida! PARABÉNS! Estás na viagem que te dá felicidade mas também receios, dúvidas, medos. Por isso criei esta página! Sou Raquel Gonçalves, especialista saúde materna e vou ajudar-te a viveres uma gravidez segura, um parto tranquilo.

[05/24/20]   Em tempos de Covid...
Em tempos de Covid, a minha participação em continuar a ajudar mulheres grávidas em contexto pré-natal e de preparação para o parto focalizou-se em apoiar amigas que se socorrerem de algumas práticas que desenvolvo para se sentirem mais seguras e tranquilas.

O meu contributo foi o de enviar-lhes meditações guiadas para o trabalho de parto às quais recorreram quando estavam efectivamente a viver essa experiência! Isto porque o acompanhante não estava presente, a parte emocional foi deixada fora das portas da maternidade para dar à luz, para fazer nascer em tempos de covid… e a necessidade de conexão e de contágio emocional, com o bebé e com ela própria, era uma necessidade a ser satisfeita!

Esta foi a forma de (me) dar, de oferecer a minha presença e acompanhar grávidas, guerreiras, que pariram com profissionais de saúde de excelência, obrigadas a deixar de lado a presença emocional física, que sentiram os benefícios da meditação e esta experiência marcou-as com tudo o que de melhor aconteceu, em tempos de Covid.
#nascimento #covid #midwifery #yogagravidas #meditação #meditaçãogravidas #raquelgoncalves.sms

expresso.pt

Covid-19. OMS recomenda amamentação de bebés mesmo que a mãe esteja infetada. E Portugal?

Novas orientações sobre a amamentação em:
#timetoadaptnotreact
#staysafe

expresso.pt Nasceu esta semana um bebé de uma mãe infetada com covid-19 e ambos foram isolados. A questão da amamentação é central: se há países com “normas menos restritivas” que a aconselham mesmo em mães com infeção, outros há, como Portugal, que adotaram “normais mais preventivas”

[03/21/20]   COVI-19 E AMAMENTAÇÃO
As investigações ainda são reduzidas, todavia o COVID-19 parece não se transmitir através do leite materno.

O risco aumenta quando a mãe está infectada dada a proximidade com o bebé, uma vez que as gotículas respiratórias podem ser transmitidas da mãe para o bebé.

O que fazer no caso de diagnóstico positivo?
- as mães infectadas não amamentam enquanto tiverem sintomas;
- poderão manter a extracção do leite para manter a sua produção. Contudo, o leite extraído será desperdiçado. O bebé é alimentado com leite artificial

#amamentacao #covid #gravidas

betweien.com

Betweien desenvolve um livro infantil sobre o Coronavírus

Para as mães explicarem aos seus pequenos guerreiros, segue link com o livro que a minha editora escreveu sobre "Guerreiros da saúde contra Coronovirus"
www.bit.ly/guerreirosbtw
Deixa me o teu comentário, partilha!!!
O mundo é uma ervilha, mas juntos somos um mundo de guerreiros gigantes!
PROTEGE-TE!!!

betweien.com “Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus” é o nome do livro digital desenvolvido e disponibilizado de forma totalmente gratuita, pela empresa Betweien.

spmi.pt

Risco de Infecção pelo COVID-19 em grávidas - SPMI

Pouco estudos existem, fica a perspectiva da SPMI

https://www.spmi.pt/risco-de-infeccao-pelo-covid-19-em-gravidas/

spmi.pt Risco de Infecção pelo COVID-19 em grávidas O NEMO emite as seguintes recomendações/notificações: 1. Não obstante o número de casos de infeção COVID-19 em grávidas não ser elevado, devemos assumir que o risco é o mesmo da população geral, pelo que as grávidas devem cumprir as medida...

sicnoticias.pt

Covid-19: As recomendações para grávidas

O cenário atual em que vivemos assim o exige, por isso deixo-te as recomendações do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica, publicadas a 17/3/2020:

"O Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica apelou hoje às grávidas para não se deslocarem aos hospitais, exceto em caso de urgência, e para os médicos da especialidade realizarem teleconsulta em vez de consulta presencial.

Para evitar o risco de infeção pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) em grávida, o Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) emitiu hoje várias recomendações.

Segundo os especialistas em obstetrícia, as grávidas devem evitar dirigir-se aos centros hospitalares, exceto se estritamente necessário.

Para tal, aconselham, os internistas devem realizar consultas de Medicina Obstétrica por teleconsulta.

"Preferencialmente as grávidas devem ter uma via de contacto direto com o internista assistente, nomeadamente endereço de e-mail". "As grávidas deverão ser instruídas sobre os sinais de alarme da eventual agudização da sua patologia de base, e dos motivos que as levem a contactar a linha SNS 24 ou o INEM", refere o NEMO em comunicado.

Os especialistas sublinham que, "não obstante o número de casos de infeção COVID-19 em grávidas não ser elevado", deve assumir-se que o risco é o mesmo da população geral, pelo que as grávidas devem cumprir as medidas de redução de contágio como o isolamento social e a etiqueta respiratória.

"Sabe-se que as alterações imunológicas da gravidez podem predispor para infeções respiratórias, aumentando a morbilidade materna", afirmam, acrescentando que "pouco ainda se sabe sobre a transmissão vertical, mas parece ser reduzida".

O NEMO realça que não há evidência de que o vírus passe o leite materno e lembra que "os benefícios da amamentação superam qualquer risco potencial de transmissão COVID-19 pelo leite materno".

"As mães que amamentam devem tomar todas as possíveis precauções para evitar transmissão como lavagem de mãos frequente e usando uma máscara facial, durante a amamentação", recomenda.

De acordo com os especialistas, "não há evidência de que após o parto, uma mulher com Covid-19 deva ser separada do seu filho", advertindo que "o impacto da separação parece ser mais prejudicial do que o risco de infeção"."

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-03-16-Covid-19-As-recomendacoes-para-gravidas

sicnoticias.pt Lavar as mãos frequentemente é uma das medidas preventivas mais importantes.

[03/18/20]   Bem-vinda!
Estás Grávida!!! Parabéns!!!
Estás numa viagem que te traz muita felicidade mas, também,dúvidas, receios, ansiedade, medo...
Por isso criei esta Página!
Sou Raquel Gonçalves, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica e vou ajudar-te a viveres uma gravidez segura, parto tranquilo!

Até já!

Raquel Gonçalves - Midwife's cover photo

Raquel Gonçalves - Midwife

Address


Lisbon