28/02/2025
Há maneiras simples de aproveitar a folia do carnaval de forma mais sustentável. A primeira delas é sempre jogar o lixo no lixo, nunca no chão, que além de sujar a cidade pode entupir os bueiros e poluir o meio ambiente! Você também pode preparar seus próprios confetes biodegradáveis usando folhas de plantas, ou pode reaproveitar papéis já utilizados, fazendo reúso. Outra forma de ser mais sustentável é levar sempre sua própria caneca reutilizável para evitar o uso de copos descartáveis. E também optar por glitter ecológico, já que o glitter tradicional é feito de microplásticos que escapam dos sistemas de filtragem de água e acabam indo parar em rios, lagos e oceanos, onde são ingeridos por animais marinhos, causando diversos problemas. Bom carnaval com sustentabilidade!
Fotos:
1. https://muralzinhodeideias.com.br/confete-ecologico-divirta-se-sem-prejudicar-o-meio-ambiente/
2. https://www.menos1lixo.com.br/posts/fantasias-pro-carnaval-sustentavel
3. https://meiosustentavel.com.br/glitter-sustentavel/
27/02/2025
Junte as tampinhas plásticas em um recipiente (pode ser uma caixa de papelão, ou uma garrafa de água de 5l, por exemplo) até ter um volume maior antes de encaminhar para a coleta seletiva, evitando que elas se percam na triagem e não sejam recicladas. O plástico das tampinhas pode se transformar em brinquedos, coletores, casinhas para pet, bancos, novas embalagens, equipamentos de telefonia... Separar e encaminhar as tampinhas para reciclagem garante que elas sejam transformadas em novos produtos, evitando seu descarte inadequado e contribuindo para a economia circular.
Há muitos projetos sociais que recebem essas tampinhas e encaminham para a reciclagem. Você pode colaborar com o meio ambiente e ajudar também alguma instituição/causa.
27/02/2025
O óleo de cozinha usado pode ser reciclado, transformado em sabão, biodiesel, tintas e outros produtos. Para ser entregue corretamente para a coleta seletiva é necessário esperar esfriar após o uso e acondicionar em uma embalagem plástica com tampa (uma garrafa PET, por exemplo). Você pode ir guardando o óleo que vai usando até que o recipiente esteja cheio, e então entregar para a coleta seletiva.
Cada litro de óleo de cozinha reciclado preserva 25 mil litros de água na natureza!
26/02/2025
Material escolar (canetas, lapiseiras, hidrocor – materiais de corpo feito em plástico) podem ser reciclados, mas precisam ser entregues à coleta seletiva em um volume maior, acondicionados todos juntos, ou podem se perder na triagem. Assim, o ideal é ir guardando esse material em uma caixinha, até que haja uma certa quantidade, e aí entregar para a coleta seletiva. Ao separar e descartar corretamente o material escolar, você contribui para a redução do lixo e para a reciclagem de materiais que podem ser reaproveitados.
14/02/2025
O gestor ambiental do Projeto Reciclar esteve em visita a condomínios de Xangri-lá, em conversas sobre sustentabilidade e sobre a coleta seletiva.
11/02/2025
Com intuito de garantir a participação de mulheres na ciência e pesquisa, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou em 2015 a resolução 70/212, tornando o dia 11 de fevereiro o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data busca dar visibilidade e enaltecer o papel e as contribuições fundamentais das mulheres na pesquisa científica. A igualdade de gênero é primordial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.
Fonte: https://www.conexaoambiental.pr.gov.br/Pagina/Calendario-Ambiental-Anual
31/01/2025
Logística reversa é um processo que visa recolher e dar uma destinação ambientalmente correta a produtos já utilizados ou descartados, como eletrodomésticos, pilhas, baterias, embalagens, entre outros. O objetivo é reduzir o impacto ambiental desses produtos, seja através da reutilização, reciclagem ou descarte adequado.
No Brasil, a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, determina que fabricantes, distribuidores e comerciantes são responsáveis pela logística reversa de seus produtos. Assim, o consumidor pode e deve entrar em contato com a empresa produtora para obter informações sobre como descartar corretamente o produto, através do SAC (serviço de atendimento ao cliente) ou outros canais de comunicação da empresa.
Colabore para um planeta melhor descartando corretamente os resíduos!
31/01/2025
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de resíduos que não devem ser descartados no lixo comum e que também não são recicláveis (ou que ainda não foram desenvolvidas formas efetivas de reaproveitar).
Esses materiais devem ser descartados no Ecoponto:
• pneus
• podas (restos de galhos e folhas)
• móveis (sofás, mesas, armários, cadeiras, colchões etc)
• madeiras em geral
Em Xangri-lá há dois Ecopontos: um na RS-389 – Estrada do Mar, Km 28 (entrando pela rotatória de Xangri-lá, siga pela rua lateral e dobre a direita antes da entrada do Bairro Santorini), e outro na Alameda Safira, n°47, em Rainha do Mar.
Contribua para um futuro mais sustentável e para a preservação do meio ambiente. Descarte os resíduos da forma correta!
28/01/2025
Em 26 de janeiro, celebramos o Dia Mundial da Educação Ambiental, uma data fundamental para refletir sobre a importância de conectar as pessoas com o meio ambiente e promover práticas mais sustentáveis. Através da educação ambiental, buscamos conscientizar a população sobre os desafios ecológicos que enfrentamos e incentivar a participação ativa na construção de um futuro mais verde e justo. É um dia para celebrar as conquistas alcançadas e reafirmar o compromisso com a preservação do planeta para as gerações futuras.
22/01/2025
Publicada em dezembro de 2024, a Lei Estadual nº 16.216 determina que supermercados e locais semelhantes devem disponibilizar caixa preferencial aos consumidores que utilizarem sacolas retornáveis – sem que isso impacte no atendimento de outros clientes preferenciais. ♻️
A lei entra em vigor após 90 dias da sua publicação.
Fonte:
31/12/2024
O Projeto Reciclar deseja um 2025 repleto de novas atitudes em prol do meio ambiente. Que a reciclagem seja o nosso compromisso para um planeta mais saudável, e que no novo ano seja de transformação, onde cada um de nós faça a sua parte para um mundo mais limpo e justo. Feliz Ano Novo!
31/12/2024
Há muitas formas de levar uma vida mais sustentável, minimizando nosso impacto negativo no meio ambiente. Uma maneira fundamental é separar e destinar corretamente os resíduos recicláveis. Além do valor econômico, a destinação correta ajuda a evitar sobrecarga nos aterros sanitários, assim como o desperdício de recursos naturais para produzir os materiais novamente.
Vamos fazer um novo ano mais sustentável!
30/12/2024
Além do barulho excessivo que incomoda animais e pessoas, os fogos de artifício representam uma ameaça significativa ao meio ambiente. A queima desses artefatos libera uma quantidade considerável de poluentes na atmosfera e os resíduos sólidos gerados após a explosão contaminam o solo e os recursos hídricos, impactando ecossistemas e a biodiversidade. Optar por alternativas mais sustentáveis para celebrar datas especiais demonstra respeito pela natureza e pelas futuras gerações.
Vamos fazer um novo ano mais sustentável!
30/12/2024
Evitar o desperdício de alimentos é um passo crucial para um futuro mais sustentável. Ao planejar nossas refeições, armazenar corretamente os alimentos e aproveitar as sobras, reduzimos o desperdício de recursos naturais, diminuímos a produção de metano em aterros sanitários e contribuímos para um mundo com menos fome.
Vamos fazer um novo ano mais sustentável!
28/12/2024
Fazer seus próprios presentes é uma maneira maravilhosa de reduzir o impacto ambiental e presentear com mais significado. Ao invés de adquirir produtos industrializados, que muitas vezes envolvem longas cadeias de produção e embalagens excessivas, você pode criar peças únicas e personalizadas utilizando materiais reciclados ou naturais. Assim, você contribui para a redução do consumo desenfreado, incentiva a economia local e demonstra seu compromisso com um estilo de vida mais sustentável.
Vamos fazer um novo ano mais sustentável!
28/12/2024
Grande parte do consumo de plásticos de uso único vem do nosso dia a dia: copos, talheres, pratos, embalagens de alimentos ultraprocessados, embalagens de bebidas etc. Alguns usos são difíceis de evitar, mas o uso de pratos, copos e talheres de plástico é totalmente possível de eliminar, e essa troca tem grande impacto na luta pelo fim dos plásticos de uso único, que tanto impacta na preservação do meio ambiente.
Vamos fazer um novo ano mais sustentável!
27/12/2024
Você sabia que se todas as pessoas do mundo na virada do ano vestissem uma roupa já usada anteriormente, as emissões de CO2 economizadas seriam equivalentes a 56 milhões de carros fora de circulação por um dia?*
Vamos fazer juntos um novo ano mais sustentável!
* Fonte: https://www.thredup.com/resale/2020/ -impact
24/12/2024
A Asagee e o Projeto Reciclar desejam a todos um feliz Natal! Que possamos celebrar as alegrias do presente e as memórias do passado, e compartilhar a esperança de um futuro melhor.