Centro de Língua Portuguesa Camões IP - Lyon

ateliers conversation en portugais! Os Centros de Língua Portuguesa/Camões, I.P. são espaços de apoio logístico ao ensino, à aprendizagem e à investigação, bem como à dinamização cultural.

Estes Centros, fundados em parceria com instituições universitárias e organizações internacionais, integram bibliotecas, videotecas, acervos musicais e equipamentos informáticos e multimédia. O Centro procura assim proporcionar a professores e alunos meios que permitam o aprofundamento dos seus conhecimentos, bem como a participação em atividades de caráter cultural, com o objetivo de promover a língua e a cultura portuguesas na região.

Timeline photos 11/08/2022

Timeline photos

🚩 Curso destinado a quem desenvolve atividade no setor educativo em contextos sociais mais complexos, quer seja no privado quer seja na administração central e local.
👉 Candidaturas até 21 de agosto! https://bit.ly/3iixiYz

09/08/2022

Enrolment for the CAPLE exams taking place in November 2022 is open.

The six CAPLE exams assess competence in Portuguese as a foreign language on six levels (A1 to C2) in the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), regardless of reason for learning the language or where you study it.

Assess your knowledge and proficiency in Portuguese by enrolling in a CAPLE exam!

For more information, visit https://camoestoronto.com/exams/

01/08/2022

O escritor Germano Almeida, Prémio Camões 2018, nasceu no dia 31 de julho de 1945, em Cabo-Verde.

«Quando escrevo, quero ser como os contadores de histórias da minha infância à frente dos quais nós bebíamos as palavras. Eu escrevo como se tivesse um ouvinte. Quero chegar a ele pela força dos acontecimentos e não pela elaboração da linguagem»
- Germano Almeida, in Observador (1-7-2018)

O seu primeiro romance, publicado em 1989, “O testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo”, é considerado um clássico da literatura cabo-verdiana e lusófona, tendo sido adaptado ao cinema por Francisco Manso, em 1997. Entre as suas obras contam-se também “O Meu Poeta” (1990), “A Ilha Fantástica” (1994), “Dona Pura e os Camaradas de Abril” (1999), “O Fiel Defunto” (2018) e “O Último Mugido” (2020), a sua obra mais recente.

📸 Germano Almeida, convidado do ciclo de conversas "Camões dá que falar", no dia 6 de dezembro de 2018.

24/06/2022

Ja começou..lyon street food
65 Rue Challemel-Lacour, 69007 Lyon

Photos from Raizes Radio Pluriel 91.5fm's post 21/06/2022

Photos from Raizes Radio Pluriel 91.5fm's post

Remise des prix ADEPBA du Concours scolaire «Voyage / Viagem» - LusoJornal 15/06/2022

Remise des prix ADEPBA du Concours scolaire «Voyage / Viagem» - LusoJornal

Remise des prix ADEPBA du Concours scolaire «Voyage / Viagem» - LusoJornal   Le 11 juin dernier a eu lieu au lycée Montaigne, à Paris, la remise des prix du concours scolaire «Voyage / Viagem», organisé par l’Association pour le Développement des Études Portugaises, Brésiliennes, d’Afrique et d’Asie lusophones (ADEPBA) et l’Association Portugaise des Profe...

Le Portugal à l’honneur au «Lyon Street Food Festival» - LusoJornal 11/06/2022

Le Portugal à l’honneur au «Lyon Street Food Festival» - LusoJornal

Le Portugal à l’honneur au «Lyon Street Food Festival» - LusoJornal     Dans le cadre de la Saison Croisée France-Portugal 2022, le Portugal sera le pays d’honneur au Lyon Street Food Festival, qui aura lieu aux anciennes usines Fagor-Brandt à Lyon, du 23 au 26 juin. La présence portugaise est rendue possible par VisitPortugal, qui se joint à Amuse Bouche, s...

11/06/2022

🇵🇹 Feliz Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas!

10/06/2022

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas ❤️

Photos from Consulado Geral de Portugal em Lyon - França's post 10/06/2022

Photos from Consulado Geral de Portugal em Lyon - França's post

10 de junho - Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas 10/06/2022

10 de junho - Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

10 de junho - Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, por ocasião do dia 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Por...

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas: Iniciativas pelo Mundo 10/06/2022

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas: Iniciativas pelo Mundo

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas: Iniciativas pelo Mundo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas: Iniciativas pelo Mundo - Comunicados de Imprensa - Comunicação e Media - Portal Diplomático

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas: Iniciativas pelo Mundo 10/06/2022

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas: Iniciativas pelo Mundo

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas: Iniciativas pelo Mundo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas: Iniciativas pelo Mundo - Comunicados de Imprensa - Comunicação e Media - Portal Diplomático

Infografia: Português, modo de usar 10/06/2022

Infografia: Português, modo de usar

Infografia: Português, modo de usar Uma infografia Fronteras XXI sobre a língua portuguesa e as palavras mais utilizadas no dia-a-dia da sociedade.

03/06/2022

“Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas” é o nome escolhido pelo Secretário de Estado Paulo Cafôfo para o conjunto de iniciativas que marcarão o mandato, junto da diáspora.

A primeira visita oficial ao estrangeiro decorre, neste âmbito, em França, país com o maior número de portugueses residentes no estrangeiro.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP) passará por três das maiores cidades francesas – Paris, Bordéus e Lyon - com visitas aos respetivos consultados-gerais, bem como terá reuniões com autoridades locais (como por exemplo os presidentes de Câmara de Pontault-Combault, de Bordéus, de Cenon e de Lyon).

Além das reuniões de trabalho e dos contactos com os Cônsules-gerais, embaixadores e funcionários consulares, o Secretário de Estado Paulo Cafôfo manterá contactos com várias instituições e associações da diáspora, que conferirão uma dimensão económica e empresarial, cultural, educativa, sem esquecer o associativismo juvenil, a esta deslocação.

A visita inicia-se em Paris, cujo Consulado-Geral contabiliza cerca de 950 mil inscrições consulares, sendo o posto consular português com mais inscritos no mundo.

Depois da visita a França, o SECP prosseguirá este roteiro, com uma visita à capital britânica. O Consulado-Geral Londres tem mais de 300 mil inscrições consulares na sua área de jurisdição, sendo o posto com maior atividade consular no Reino Unido.

Consulte aqui a agenda completa 👉https://portaldiplomatico.mne.gov.pt/images/noticias/2022/abril_2022/Deslocac%CC%A7a%CC%83o_do_SE_das_Comunidades_a_Franc%CC%A7a.pdf

Photos from Consulado Geral de Portugal em Lyon - França's post 03/06/2022

Photos from Consulado Geral de Portugal em Lyon - França's post

03/06/2022

💼 Conheça as últimas oportunidades de recrutamento no site do Camões, I.P., aqui 👇
https://www.instituto-camoes.pt/sobre/sobre-nos/organizacao/pessoas/recrutamento-de-pessoal/mobilidade

Timeline photos 03/06/2022

Timeline photos

03/06/2022
Festival francês Lyon BD dá destaque à banda desenhada portuguesa 03/06/2022

Festival francês Lyon BD dá destaque à banda desenhada portuguesa

Festival francês Lyon BD dá destaque à banda desenhada portuguesa  

03/06/2022
Le Portugais Tiago Guedes remplace Dominique Hervieu à la Maison de la danse de Lyon 20/05/2022

Le Portugais Tiago Guedes remplace Dominique Hervieu à la Maison de la danse de Lyon

Le Portugais Tiago Guedes remplace Dominique Hervieu à la Maison de la danse de Lyon A l’heure où la région Auvergne-Rhône-Alpes mène une campagne d’attaque sans précédent contre les institutions culturelles, le nom du successeur de Dominique Hervieu à la tête de la Maison de la danse et de la Biennale de Lyon a été dévoilé

Photos from Lyon's post 18/05/2022

Photos from Lyon's post

10/05/2022

Revista Camões lança número dedicado à Literatura Portuguesa

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2022, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. editou um novo número da Revista Camões com o qual, após um interregno de sete anos, retoma uma publicação que teve início em 1998, com o propósito essencial de promover a língua portuguesa e as culturas em língua portuguesa.

Sob o título "Uma língua cheia de mundo - Breviário de Literatura Portuguesa – Cátedras Camões, I.P.", a revista reúne onze artigos produzidos por investigadores de Cátedras do Camões, I.P. no mundo, nomeadamente por algumas das que têm escritores portugueses como seus patronos - Almada Negreiros, António Lobo, Aquilino Ribeiro Antunes, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, José Saramago, Lídia Jorge, Manuel Alegre e Vergílio Ferreira -, sob a coordenação científica do professor Roberto Vecchi.

Mais informações 👉 https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/revista-camoes-lanca-numero-dedicado-a-literatura-portuguesa

04/05/2022

04/05/2022

Festejamos o Dia Mundial da língua portuguesa no Centro de Língua Portuguesa, n'a Université Lumière Lyon 2. Vamos dédicace principalmente ao Nosso escritor Camões e outros poetas do mundo da lusofonia .

04/05/2022

Páginas de Português Episódio 17 - de 24 Abr 2022 - RTP Play - RTP 29/04/2022

Páginas de Português Episódio 17 - de 24 Abr 2022 - RTP Play - RTP

Páginas de Português Episódio 17 - de 24 Abr 2022 - RTP Play - RTP Páginas de Português - Conversa com João Ribeiro de Almeida, presidente do Instituto Camões sobre o programa da ação cultural externa portuguesa

Photos from Paulo Cafôfo's post 25/04/2022

Photos from Paulo Cafôfo's post

Português descobriu fósseis raros em África 22/04/2022

Português descobriu fósseis raros em África

Português descobriu fósseis raros em África O paleontólogo português Ricardo Araújo integra uma equipa internacional que encontrou pela primeira vez em Moçambique e na Zâmbia fósseis do Dicinodon angielczyki, um ancestral dos mamíferos. “Até agora só se conhecia a sua presença na Tanzânia, mas começamos a expandir a sua distribu...

07/04/2022

José Sobral de Almada Negreiros nasceu no dia 7 de abril de 1893, em S. Tomé e Príncipe.

«Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam escritas, só faltava uma coisa - salvar a humanidade».
- Almada Negreiros, in ‘Invenção do Dia Claro’

Artista multidisciplinar, dedicou-se especialmente às artes e à escrita, tendo sido artista plástico, poeta, ensaísta, romancista, dramaturgo e coreógrafo. Almada Negreiros ocupa uma posição de destaque na primeira geração de modernistas portugueses. Morreu em Lisboa, no dia 15 de junho de 1970, com 77 anos de idade.

Em outubro de 2018 foi assinado, entre o Camões, I.P e a Universidade de Göttingen, na Alemanha, o protocolo de criação da Cátedra José de Almada Negreiros naquela universidade alemã, com o objetivo de intensificar e melhorar as condições para estudar português no país.

📸 Almada Negreiros na I Conferência Futurista, abril de 1917 (Wikipedia; domínio público)

28/03/2022

Angola: Camões (Con)Vida | Escritor do mês | José Luís Peixoto

O Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Luanda apresenta o escritor português José Luís Peixoto na sua habitual rubrica do Escritor do Mês (), uma iniciativa destinada a promover os autores literários que escrevem em língua portuguesa. O evento terá lugar no dia 29 de março de 2022, pelas 17h00, no CCP – Luanda.

A sessão, com produção da agência criativa Art Sem Letra, consistirá na apresentação da vida e obra do escritor - contando com a participação em direto de José Luís Peixoto - e performances do poeta Fernando Carlos e do grupo de teatro Monte Sinai. A moderação estará a cargo de Sandra Bande.

Saiba mais 👉 https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/cultura-portuguesa/agenda/8709

2022.03.26 ALECRIM - flor do campo ! ROMARIN - flor des champs ! - AGRAFr 26/03/2022

2022.03.26 ALECRIM - flor do campo ! ROMARIN - flor des champs ! - AGRAFr

2022.03.26 ALECRIM - flor do campo ! ROMARIN - flor des champs ! - AGRAFr em Março,a terra desperta ! a natureza acorda,para cantar a necessidade de amor, e de liberdade ! F**a o convite para mais uma leitura partilhada !ALECRIM – flor do campo !ROMARIN – fleur des champs ! QUANDO ? desde,sábado, 26 de Março de 202210h00 ONDE ?aqui, no site do Conto-Contigo .fr / A...

Primeiro Encontro das Cátedras de Português em França teve lugar em Nanterre - LusoJornal 25/03/2022

Primeiro Encontro das Cátedras de Português em França teve lugar em Nanterre - LusoJornal

Primeiro Encontro das Cátedras de Português em França teve lugar em Nanterre - LusoJornal   Por ocasião da celebração do 20° aniversário da Cátedra de português Lindley Cintra na Universidade de Paris Nanterre, foi organizado, na quarta-feira desta semana, dia 23 de março, à tarde, o primeiro Encontro das Cátedras de Português em França. Foi moderado pela Coordenadora do ens...

17/03/2022

📣 Candidaturas à Linha de Apoio à Tradução e Edição

A Linha de Apoio visa promover a tradução e edição no estrangeiro de obras escritas em língua portuguesa, por autores portugueses e por autores dos países africanos de língua portuguesa (Angola, Moçambique Cabo Verde, São Tomé, Guiné-Bissau) e de Timor-Leste, através de apoios financeiros e de bolsas para tradutores.

A Linha de Apoio destina-se a editoras estrangeiras e nacionais que apresentem candidaturas para a publicação de obras destinadas aos mercados e públicos no estrangeiro, podendo cada editor submeter mais do que uma candidatura.

🗓 Relembramos que data limite de entrega de candidaturas é no dia 31 de março de 2022.

Toda a informação em 👉 https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/cultura-portuguesa/cultura-e-desenvolvimento/apoios/linha-de-apoio-a-traducao-e-edicao

15/03/2022

Conheça as últimas oportunidades de recrutamento no site do Camões, I.P., aqui:

👉 https://www.instituto-camoes.pt/sobre/sobre-nos/organizacao/pessoas/recrutamento-de-pessoal/mobilidade

11/03/2022

📣 Inscrições abertas para o Ensino Português no Estrangeiro 2022/2023!

Encontra-se aberto, até 30 de abril de 2022, o período de inscrições para o Ensino Português no Estrangeiro (EPE), para renovação de inscrição e para novas inscrições.

Saiba mais 👉https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/inscricoes-epe-2022-2023

Photos from Temporada Portugal-França 2022's post 07/03/2022

Photos from Temporada Portugal-França 2022's post

Helena Buescu recebe Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022 03/03/2022

Helena Buescu recebe Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022

Helena Buescu recebe Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022  

José Carlos Barros conquista Prémio Leya 2021 com ″As Pessoas Invisíveis″ 02/03/2022

José Carlos Barros conquista Prémio Leya 2021 com ″As Pessoas Invisíveis″

José Carlos Barros conquista Prémio Leya 2021 com ″As Pessoas Invisíveis″ Depois de dois dias de reuniões do júri, ao qual presidiu Manuel Alegre, foi anunciado que José Carlos Costa Barros venceu, por unanimidade, o Prémio Leya 2021 com a obra "As Pessoas Invisíveis".

27/02/2022

.
"Infelizes os que matam a mando de outros e mais infelizes ainda os que matam sem ser a mando de ninguém. Desgraçados, enfim, os que, depois de matar, se olham ao espelho e ainda acreditam serem pessoas."

- Mia Couto, in Mulheres de Cinza

Concert: Les Lieder de Beethoven - Goethe-Institut Frankreich 26/02/2022

Concert: Les Lieder de Beethoven - Goethe-Institut Frankreich

Concert: Les Lieder de Beethoven - Goethe-Institut Frankreich Lu, 28.02.2022

Feira de música MUMI 2022 acontece em Tui e Valença entre 29 setembro e 01 de outubro 23/02/2022

Feira de música MUMI 2022 acontece em Tui e Valença entre 29 setembro e 01 de outubro

Feira de música MUMI 2022 acontece em Tui e Valença entre 29 setembro e 01 de outubro A feira de música MUMI 2022 vai acontecer entre 29 de setembro e 01 de outubro, entre Tui (Espanha) e Valença (Portugal), ligando as "indústrias musicais galega e portuguesa na Eurocidade Tui-Valença", anunciou hoje a organização do evento.

Moeda José Saramago. Casa da Moeda lança edição comemorativa 23/02/2022

Moeda José Saramago. Casa da Moeda lança edição comemorativa

Moeda José Saramago. Casa da Moeda lança edição comemorativa A Casa da Moeda tem uma edição especial comemorativa dos 100 anos de José Saramago. São duas mil moedas de prata e três mil de ouro em homenagem ao português que ganhou o Prémio Nobel da Literatura.

Candidaturas para Assistentes de Português em França - ano letivo 2022/2023 - Institut français du Portugal 22/02/2022

Candidaturas para Assistentes de Português em França - ano letivo 2022/2023 - Institut français du Portugal

Candidaturas para Assistentes de Português em França - ano letivo 2022/2023 - Institut français du Portugal Candidaturas para Assistentes de Português em França – ano letivo 2022/2023 Decorrem até o dia 25 de fevereiro de 2022, as candidaturas para Assistentes de Português em França   Tem vontade de viver uma experiência em França? Deseja melhorar o seu nível de francês e o seu conhecimento so...

2ème Journée d’étude Femmes écrivaines portugaises pendant la dictature militaire et l’État Nouveau (1926-1974) - CRILUS 17/02/2022

2ème Journée d’étude Femmes écrivaines portugaises pendant la dictature militaire et l’État Nouveau (1926-1974) - CRILUS

2ème Journée d’étude Femmes écrivaines portugaises pendant la dictature militaire et l’État Nouveau (1926-1974) - CRILUS Dans le cadre du projet subventionné par la Fondation Calouste Gulbenkian : « Écrivaines portugaises pendant la dictature militaire et l’État Nouveau » (IELT / CRILUS/ CICS.NOVA-FACES DE EVA)

A Philharmonie de Paris aos pés de Maria João Pires 15/02/2022

A Philharmonie de Paris aos pés de Maria João Pires

A Philharmonie de Paris aos pés de Maria João Pires A pianista portuguesa arrebatou a Grande Sala Pierre Boulez da Cité de la Musique de Paris, no concerto de abertura da Temporada Cruzada Portugal-França.

A emigração portuguesa retratada na banda desenhada 13/02/2022

A emigração portuguesa retratada na banda desenhada

A emigração portuguesa retratada na banda desenhada A banda desenhada, um género literário em franco crescimento que assenta numa sequência de imagens (desenhadas e/ou pintadas) que narram uma história, podendo incluir ou não texto (legendas, diálogos ou pensamentos), começa a direcionar através dos seus autores e protagonistas a sua atençã...

Temporada’22: Concerto de abertura oficial esta noite na Philharmonie de Paris - LusoJornal 13/02/2022

Temporada’22: Concerto de abertura oficial esta noite na Philharmonie de Paris - LusoJornal

Temporada’22: Concerto de abertura oficial esta noite na Philharmonie de Paris - LusoJornal     “La Mer” é o nome do concerto oficial de abertura da Temporada França-Portugal 2022, na Philharmonie de Paris, com a Orquestra Gulbenkian e a pianista Maria João Pires, onde serão ouvidas obras de Pedro Amaral, Chopin e Debussy. A música portuguesa e francesa já invadiram ontem a Phi...

Vidéos (voir toutes)

Kiosk europén un jour de fête à la Maison de Confluence#toulmondedehors; #camoesip; #clplyon

Emplacement

Type

Site Web

Adresse

Centro De Língua Portuguesa - Camões Université Lumière Lyon 2, Campus Porte
Avenue Pierre-Mendès
69676 BRON CEDEX